Lapas pede que o comando de policiamento CPA/ M-8 seja mantido

0

Durante reunião do do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, realizado em São Bernardo do Campo, na última segunda- feira, o prefeito Jorge Lapas solicitou ao secretário estadual de segurança pública Fernando Grella Viera, que mantenha o comando de policiamento de área metropolitana – 8 (CPA/M-8).

publicidade
Lapas
Durante a reunião Lapas informou a criação do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo / Foto: Pedro Godoy

De acordo com Lapas, chegaram informações de que o governo do estado de São Paulo planeja tirar o Comando da cidade. Segundo o prefeito, o CPA/M-8, atualmente,  localizado no Rochdalle é importante para Osasco e a prefeitura espera que ele continue na cidade.

Na abertura do evento, as secretarias estaduais de segurança pública e de desenvolvimento metropolitano anunciaram a criação do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica da Segurança Pública (Gamesp).

publicidade

Segundo os representantes do governo do estado, o gabinete tem o objetivo integrar ações de prevenção e combate ao crime, com membros das polícias Civil, Militar e Federal, guardas municipais, secretarias estaduais, Ministério Público, Poder Judiciário e sociedade civil.

De acordo com o secretário-adjunto de Segurança Pública e coordenador do Gamesp, Antonio Carlos Ponte, a atuação do órgão parte da premissa da política coletiva e permitirá o maior monitoramento e mapeamento da criminalidade, com o cruzamento de informações das polícias.

publicidade

Na cerimônia Lapas informou a recente criação do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, ali representada por ele. O papel dos consórcios como interlocutores entre as administrações municipais e o Conselho foi muito debatido durante a reunião.

 

 

 

 

 

 

Comentários