Lapas quer ampliar diálogo do Cioeste com sociedade e parlamentares

0

Prefeito de Osasco assumiu presidência do consórcio intermunicipal em evento nesta quinta, 26 / Foto: Sergio Gobatti
Prefeito de Osasco assumiu presidência do consórcio intermunicipal em evento nesta quinta, 26 / Foto: Sergio Gobatti

publicidade

Leandro Conceição

Ao assumir, em evento nesta quinta-feira, 26, em Barueri, a presidência do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste), o prefeito de Osasco, Jorge Lapas (PT), afirmou que uma das metas de seu mandato à frente do órgão é ampliar o diálogo com a sociedade e com parlamentares da Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa e Câmaras de Vereadores.

“Desafio é ampliar o debate”

publicidade

“O desafio é ampliar o debate, [para] que envolva mais a sociedade, o poder legislativo”, discursou Lapas, diante de uma plateia formada por prefeitos das cidades que fazem parte do consórcio, deputados estaduais, vereadores, secretários municipais e representantes de entidades da sociedade civil.

O novo presidente do Cioeste e as lideranças presentes reafirmaram que os interesses do consórcio regional estão acima de diferenças partidárias dos membros.
Mostra disto seria o fato de Lapas ter aceitado publicamente a sugestão do deputado estadual Celso Giglio (PSDB) – rival do petista nas últimas eleições municipais – de que seja realizada uma reunião para definir estratégias para que representantes da região na Assembleia Legislativa auxiliem em projetos do Cioeste. Giglio falou em “ajudar a fazer com que o governo do estado sinta nossa presença (dos parlamentares da região) ao lado do consórcio”.

publicidade

Avanços
Lapas também citou avanços do Cioeste desde sua criação, em 2013, como a criação de projetos para melhorar a mobilidade urbana na região, como novas entradas para as cidades, discutido junto ao governo do estado; a implantação de Casas Abrigo a mulheres vítimas de violência; e o apoio à implantação de um Hospital Regional em Jandira, anunciado pelo governo do estado.

O mandato de Jorge Lapas na presidência do consórcio é de um ano. Ele substitui o chefe do Executivo de Carapicuíba, Sergio Ribeiro (PT), e assumiu com o sucessor já definido: os chefes do Executivo escolheram Carlão Camargo (PSDB), prefeito de Cotia, para presidir o órgão em 2016, segundo Sergio Ribeiro.
Juntas, as oito cidades que formam o Cioeste têm uma área de 977 km², quase 2 milhões de habitantes, e somam mais de 2% do PIB nacional.

Comentários