Início Cidades Lapas: “temos que fazer a lição de casa, viver com o que...

Lapas: “temos que fazer a lição de casa, viver com o que a gente arrecada”

0
Recursos municipais estão mantendo obras em andamento, diz Jorge Lapas (PDT) / Foto: Isamael Francisco

Recursos municipais estão mantendo obras em andamento, diz Jorge Lapas (PDT) / Foto: Isamael Francisco
Recursos municipais estão mantendo obras em
andamento, diz Jorge Lapas (PDT) / Foto: Isamael Francisco

publicidade

Crise//  Com crise, recursos federais para obras não vêm sendo repassados, diz prefeito

Leandro Conceição

publicidade

Após evento no qual recebeu o selo Prefeito Empreendedor, do Sebrae (leia abaixo), o prefeito de Osasco, Jorge Lapas (PDT), avaliou a situação dos municípios em meio à crise política e econômica do país. Nesta quinta, 12, Michel Temer, do PMDB, assumiu a presidência em exercício no lugar da petista Dilma Rousseff, afastada após abertura de processo de impeachment contra ela no Senado.

“Não tenho esperança nenhuma de ter, a curto prazo, ajuda do governo federal”, afirmou Lapas. “E acho que a situação vai piorar. Se tem um governo legítimo, legitimamente eleito, que não teve força para mudar algumas coisas em termos de ajuste fiscal, não acredito muito neste [de Temer]. Então, temos de fazer a lição de casa, viver com o que a gente arrecada”.

publicidade

De acordo com o prefeito de Osasco, com a crise os recursos que seriam enviados pelo governo federal para obras no município não vêm sendo repassados nos últimos anos e “não há expectativas, dos governantes, de [chegarem] recursos do governo federal”.
A duplicação da avenida Visconde de Nova Granada tem avançado com recursos do município, segundo Lapas. “Passei os três anos praticamente sem receber recursos federais. Houve promessas, fui assinar com a presidente Dilma [a liberação] de recursos para a [duplicação da avenida] Visconde de Nova Granada, da ordem de R$ 140 milhões, e não veio um centavo, nem do governo federal, nem de emenda parlamentar. Estamos tocando com recurso municipal”.

Prefeito recebe prêmio do Sebrae por incentivo ao empreendedorismo

O prefeito de Osasco, Jorge Lapas (PDT), recebeu, na quarta-feira, 11, em evento com representantes do Sebrae-SP na Casa do Empreendedor do município, o selo “Prefeito Empreendedor”. A premiação visa, de acordo com o Sebrae, reconhecer projetos e ações que favorecem e fortalecem o desenvolvimento de pequenos negócios nos diversos municípios.

Entre as iniciativas destacadas em Osasco estão a Casa do Empreendedor, que oferece suporte ao empresário em uma série de áreas, e ações para desburocratizar a abertura e o fechamento de empresas. No órgão, inaugurado em 2014, é possível, por exemplo, abrir uma empresa em seis horas. Antes o processo chegava a levar mais de dez dias.

“O prefeito Lapas foi reconhecido pelo Sebrae-SP como executor de boas práticas de desenvolvimento econômico por meio das micro e pequenas empresas. É uma maneira de agradecer pelo trabalho realizado em prol das MPEs de Osasco e de suas famílias, que são representadas por mais de sessenta mil micro e pequenas empresas na cidade”, declarou Carlos Alberto de Freitas, gerente regional do Sebrae-SP.

Desde 2013 foram abertas em Osasco 13,8 mil empresas, das quais 72,8% pela Casa do Empreendedor, segundo a prefeitura. A cidade tem hoje o segundo maior PIB do estado, nono do país, de acordo com o IBGE.

Comentários