Início Trabalho Lei sancionada traz novas regras para domésticos

Lei sancionada traz novas regras para domésticos

0

A presidente Dilma Rousseff sancionou o texto que regulamenta a PEC das Domésticas / Foto: Elza Fiúza/ABr
A presidente Dilma Rousseff sancionou o texto que regulamenta a PEC das Domésticas / Foto: Elza Fiúza/ABr

publicidade

A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou na terça-feira, 2, o texto que regulamenta os direitos do trabalhador doméstico. Chamada “PEC das Domésticas”, o novo texto mantém os pontos importantes inalterados, além de instituir o Simples Doméstico – regime unificado de pagamento de tributos, contribuições e dos demais encargos do empregador que deve ser regulamentado em até 120 dias.
Entre os direitos considerados polêmicos que foram aprovados estão: adicional noturno, obrigatoriedade do recolhimento do FGTS por parte do empregador, seguro-desemprego, salário-família, auxílio-creche e pré-escola, seguro contra acidentes de trabalho, e indenização e caso de despedida sem justa causa. Também foi sancionado o recolhimento devido pelos patrões ao INSS. O texto prevê a redução dessa alíquota, dos atuais 12% para 8%.
A sanção teve dois vetos: o artigo que define as regras sobre o horário de trabalho e descanso do empregado. O parágrafo vetado negava aos vigilantes o sistema de contagem de horas dos domésticos. O outro proibia a demissão por justa causa quando violada a intimidade do empregador ou de sua família.As regras e vetos foram publicados no “Diário Oficial da União” do dia 2.

publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTrabalhadores fazem passeata
Próximo artigoReceitas e Temperos