Mais médicos e mais estrutura

0

A queixa de parte da classe médica sobre a necessidade de investimento em infraestrutura na Saúde é importante e deve ser considerada nas cobranças da população. Mas por mais que os profissionais procurem descaracterizar a questão, não há como negar o enorme déficit de médicos no país, sobretudo nas áreas distantes de capitais e grandes centros.

publicidade

No meio dessa discussão, algumas entidades têm trazido à tona uma lenda urbana: de que a Organização Mundial de Saúde (OMS) teria um parâmetro ideal de 1.000 médicos por habitante. Assim, com cerca de 1,8 mil médicos para cada habitante, o Brasil atenderia esse ideal. Mas o fato é que nem a OMS ratifica esse parâmetro, nem é essa a realidade na maioria das nações desenvolvidas. E há de se considerar que a maioria dos países usados como parâmetro nem mesmo têm um sistema de saúde pública tão ambicioso quanto o brasileiro que, apesar de todos os seus problemas, se propõe a ser gratuito e universal.

Não há como negar o déficit de médicos no país, sobretudo nas áreas mais distantes

Levantamento do Ministério da Saúde mostra que nos últimos dez anos o número de postos de emprego criados para médicos ultrapassa em 54 mil o de graduados no País. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Com os projetos de novas unidades em andamento pelo SUS, há uma perspectiva de contratação de mais 26.311 médicos até 2014 apenas no serviço público.

publicidade

Isso explica em parte a adesão recorde ao programa Mais Médicos, que já ultrapassa os 11 mil profissionais. Se o que falta agora é estrutura, quem sabe o ingresso desses profissionais na rede pública ajude a aumentar o coro da população a exigir dos governos – federal, estaduais e municipais – melhores condições de instalações, suprimentos e de trabalho em geral para ampliar a qualidade do serviço em todo o país.

publicidade

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorJulho, mês de lutas
Próximo artigoFrases