Início Cidades Maternidade de Osasco passará por reforma emergencial

Maternidade de Osasco passará por reforma emergencial

1
maternidade amador aguiar

O Hospital e Maternidade Municipal “Amador Aguiar”, em Osasco, deve passar por uma reforma emergencial, que será iniciada nos “próximos dias”, afirmou o prefeito Rogério Lins durante encontro com pastores na manhã de quarta-feira (10).

publicidade

“Nos próximos dias daremos início à reforma do Hospital e Maternidade ‘Amador Aguiar’”, declarou Lins, sem dar mais detalhes sobre os serviços que serão realizados.

No início do mês, a maternidade foi alvo de uma reportagem da Record TV que apontava problemas estruturais, como rachaduras, infiltrações e goteiras.

publicidade

O prefeito Rogério Lins transferiu seu gabinete para a maternidade, de onde despachou por alguns dias para vistorias as demandas da unidade de saúde. “Existem excelentes profissionais na maternidade, no corpo técnico e clínico. Visitei leitos, conversei com as pessoas… Agora, temos problemas estruturais”, avaliou, em coletiva de imprensa na semana passada.

“É uma unidade que tem 25 anos, ela tem alguns problemas. As fortes chuvas danificaram uma ala do corredor central e a ala do aleitamento materno. Mas não tapamos o sol com a peneira. E a gente já começou a trabalhar. Temos um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) a ser cumprido, por isso já aprovamos uma reforma em caráter emergencial. Estou certo que em pouco tempo conseguiremos vencer essas dificuldades”.

Quase 5 mil nascimentos em 2018

Foto: Ana Paula Andrade

O Hospital e Maternidade Municipal “Amador Aguiar”, na zona Norte de Osasco, realizou 4,9 mil partos em 2018. É o que aponta levantamento divulgado pela Prefeitura no dia 8. Cerca de 3 mil bebês vieram ao mundo através de parto normal e 1,8 mil com cesária. Também foram registrados seis partos normal gemelar e 41 partos cesárea gemelar, além de 8 nascimentos com fórceps.

publicidade

Ainda de acordo com o balanço, o hospital registou o maior número de nascimentos em março, com 511 partos. O mês de maio vem em seguida, com 468 nascimentos.

No mesmo ano, o banco de leite da maternidade recebeu 534,1 litros de leite doados por 1.377 mulheres.

Outros procedimentos

O hospital e maternidade é referência em partos de alto risco, segundo o Ministério da Saúde e, em 2018, realizou aproximadamente 66 mil procedimentos, como consultas, medicação e inalação, internação, entre outros.

publicidade

A maternidade é a única que atende pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Osasco e, atualmente, conta com UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Adulto, leitos de UTI Neonatal, Casa da Mulher, Banco de Leite e sala de cuidados das mães de prematuros.