Carol Nogueira

publicidade

Até segunda-feira, 20, a maternidade Amador Aguiar havia realizado 430 partos este ano. Para melhorar o atendimento e diminuir os riscos às crianças, a prefeitura de Osasco inaugurou 20 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) neonatal, que permite acompanhante, em nova ala construída. A unidade já tinha 17 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A obra faz parte do programa Saúde Renovada. Foi investido quase R$ 1,2 milhão, com recursos destinados por emenda da deputada federal Bruna Furlan (PSDB-SP) e contrapartidas do município. A nova ala da maternidade conta com quatro salas de UCI, espaço para medicação, enfermagem e isolamento.

publicidade

Durante a inauguração, o prefeito Rogério Lins (PTN) disse que a preocupação é investir em saúde preventiva.

“Torcemos para que, num curto espaço de tempo, fique ocioso [o espaço da UCI], porque queremos investir no atendimento primário, com pré-natal de qualidade nas Unidades Básicas de Saúde. Mas, infelizmente, isso vai demandar algum tempo e é fundamental dobrar a capacidade de atendimento com esses novos leitos”.

O secretário de Saúde, José Carlos Vido, foi no mesmo tom: “muitos médicos fazem cesáreas sem saber o que vão encontrar, porque, em geral, a paciente não fez uma única consulta de pré-natal e é preciso salvar vidas. Isso justifica a grande quantidade de prematuros e a demanda dessa unidade de UCI neonatal”, destacou.

Reclamação 

publicidade

Durante a inauguração, a operadora de telemarketing Daniela Evangelista da Costa, 23 e moradora do Jardim Três Montanhas reclamou ao prefeito Rogério Lins sobre a falta de profissionais na antiga UTI neonatal.

Daniela relatou que sua filha, que nasceu prematura, está internada há três meses. “Faltam médicos e enfermeiras à noite. Conversei com o Lins e ele disse que vai revolver”, disse.

O secretário de saúde, José Carlos Vido, informou que “crianças da antiga UTI serão transferidas para a nova (UCI) e, assim, faremos uma reforma na UTI”, explicou. Sobre a falta de médicos disse “com novo processo seletivo, haverá mais médicos neonatologistas, ginecologistas e pediatras”.

Rogério Lins anuncia Hospital da Mulher e Instituto da Criança 

publicidade

Durante a inauguração dos 20 novos leitos de UCI neonatal na Maternidade Amador Aguiar, o prefeito Rogério Lins falou sobre os projetos de implantação de um Hospital da Mulher, junto à maternidade, e um Instituto da Criança, focado no atendimento pediátrico no município.

“Hospital da Mulher terá todos os exames necessários para a saúde da mulher”, disse prefeito / Foto: Carol Nogueira

De acordo com ele, a ideia é que o Hospital da Mulher reúna “mastologistas, ginecologistas, todos os exames necessários para a saúde da mulher”.

Sobre o projeto de criação do Instituto da Criança, Lins declarou: “É um desafio, faltam pediatras no mercado, mas não tenho dúvidas que vamos conseguir levar esse atendimento”.

publicidade

A expectativa é que esses projetos avancem a partir do ano que vem.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui