Metalúrgicos de Osasco e Região inauguram exposição sobre os 50 anos do Sindicato

1

Exposicao-Imprensa
Metalúrgicos de Osasco e região fazem abertura de exposição fotográfica com a participação do prefeito de Osasco, Jorge Lapas (Foto: Eduardo Metroviche)

publicidade

Na última quarta-feira, 5, o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região inaugurou uma exposição fotográfica na Estação de Osasco retratando os 50 anos de história da entidade. Autoridades, políticos e sindicalistas da região participaram da solenidade de abertura do evento. A visitação, aberta ao público, é gratuita e ficará na CPTM até 19 junho.

A mostra foi organizada pelo Centro de Memória Sindical, sob a coordenação do sindicato, e faz um relato de toda a trajetória da entidade, passando por momentos marcantes de lutas e conquistas da categoria metalúrgica. Faz ainda um retrospecto de fatos marcantes da região de Osasco e do Brasil, como a greve da Cobrasma, em 1968, o movimento “Fora Collor”, bem como as lutas por saúde e segurança e pela inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, entre outros.

publicidade

Na abertura, o presidente do Sindicato, Jorge Nazareno, fez um resgate da história do sindicato e lembrou o papel importante de Conrado Del Papa e Lino F. dos Santos, entre tantos outros sindicalistas, na construção da entidade. “A exposição é uma ação simbólica que mostra a participação do Sindicato na construção de uma sociedade mais justa”, destacou.

Presente à inauguração, o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, enfatizou a importância do sindicato para a sociedade. Segundo ele, “[o sindicato é uma]  entidade que tem uma luta que transcende a luta pelos direitos trabalhistas, porque beneficia todo país”.

publicidade

Durante a abertura, o diretor financeiro da entidade, Milton Cavalo, explicou que a exposição faz parte das comemorações dos 50 anos do sindicato, a ser celebrado em 23 de julho. “A partir desta mostra fotográfica outras coisas virão”, ressaltou.

Diversos sindicalistas e autoridades passaram pela exposição, entre elas a Secretária do Trabalho, Desenvolvimento e Inclusão de Osasco, Mônica Veloso; a Gerente do Fundo Social de Osasco, Gleides Sodré; o Chefe de Gabinete da SERT, Tadeu Morais de Sousa; o Secretário-Geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o “Juruna”; Deputado Osvaldo Vergínio; o diretor do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pastor Lucas Nery; o presidente do Sindicato da Constrição Civil de Osasco, José Roberto; o vereador de Carapicuíba, Marciano Fernandes Silva; o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, José Pedro da Silva; e Rosilania Correia, do Sindicato do Comerciários de São Paulo (com Auris Sousa)

Serviço:

Exposição “Exposição 50 Anos”
Data: Até 19/06
Local: Estação Osasco – Praça Antônio Menck, S/N, Centro, Osasco, SP

Comentários