Multas por uso de celular ao volante crescem 43% no estado

Perigo// Estudos mostram que dirigir utilizando dispositivos móveis prejudica a atenção e os reflexos do motorista tanto quanto estar sob efeito de álcool

0
Multas por uso de celular ao volante crescem 43% no estado
A infração para quem for flagrado manuseando o telefone celular enquanto estiver ao volante, que atualmente é considerada média, passou a ser gravíssima (293,47)

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), nos últimos cinco anos a quantidade de multas por uso de celular ao volante aumentou 43,29% no estado.

publicidade

Entre os anos de 2010 e 2015, as autuações por esse motivo passaram de 80.182 para 114.894. Nos sete primeiros meses deste ano, já foram registradas pela PM 63,4 mil multas por uso de celular ao volante.

O Detran alerta que estudos mostram que dirigir utilizando dispositivos móveis prejudica a atenção e os reflexos do motorista tanto quanto estar sob efeito de álcool, comprometendo seriamente o tempo de reação do condutor.

publicidade

A partir de 1º de novembro a multa para quem for flagrado usando celular ao volante vai subir para R$ 293,47, além de render sete pontos na carteira de habilitação, por se tornar infração gravíssima (leia mais sobre o reajuste das multas ao lado).

“Uma multa é o menor dos problemas que uma pessoa pode ter ao usar o celular enquanto dirige. Mais do que um desrespeito à lei, esse é um comportamento que pode causar colisões e mortes”, destaca Neiva Aparecida Doretto, diretora-vice-presidente do Detran.

publicidade

Comentários