Assim como o mês de outubro tornou-se símbolo da luta contra o câncer de mama entre as mulheres, com a campanha Outubro Rosa, em novembro o foco passa para os homens.

publicidade

A campanha Novembro Azul tem como objetivo conscientizar os indivíduos com mais de 40 anos de idade sobre importância de fazer exames preventivos regulares. Essa é a medida mais segura para detectar a existência do câncer de próstata.

Em Osasco, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar uma série de atividades de conscientização no Novembro Azul.

publicidade

Entre elas, palestras, distribuição de panfletos informativos, rodas de conversa e exibições de filmes em unidades de saúde sobre a importância de o homem dar atenção à sua saúde.

Unidades de saúde de Osasco serão enfeitadas com as cores azuis e técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e equipes administrativas ajudarão a orientar e a engajar os homens na luta pela prevenção e realização de exames e diagnósticos médicos da doença.

publicidade
Quanto maior a idade, maior o risco

O câncer de próstata, que é mais frequente entre os homens acima dos 50 anos, pode ser incurável se for detectado tardiamente, alerta o médico Joaquim Claro, responsável pelo Hospital do Homem, da Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo ele, quanto maior a idade, maior o fator de risco. O câncer da próstata ocorre em 12% dos homens com mais de 40 anos e em até 15% nos acima de 50, conforme apontam estudos mais recentes.

O especialista alerta para o fato de serem altas as chances de cura para o câncer de próstata quando diagnosticado precocemente.

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui