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Novo Clio é apresentado pela Renault

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A Renault apresentou no Salão de Genebra o Novo Clio, a quinta edição de um sucesso que já teve 15 milhões de unidades vendidas. Desde sua primeira aparição, em 1990, o Clio se tornou o campeão de vendas do Grupo Renault no mundo.

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No Novo Clio, que deve chegar ao Brasil em 2020, o design externo evoluiu e ficou mais maduro, enquanto que o design interno foi repensado. Com linhas mais esculpidas e uma frente mais imponente, o Novo Clio ficou mais dinâmico e moderno, mas, apesar dos 100% de peças novas, se mantém reconhecível ao primeiro olhar.


Do lado de dentro, totalmente revista, a cabine tem como inspiração os segmentos superiores, tanto em termos de qualidade como de tecnologias disponíveis, que são dirigidas a todos, para facilitar o uso no dia a dia.

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“Esta quinta geração é muito importante para nós, pois o Clio é o campeão de vendas de seu segmento, além de ser o segundo carro mais vendido na Europa, entre todas as categorias. Esta é a mais nova geração de um ícone, que agrega o melhor de todas as gerações anteriores. O design externo do Clio IV conquistou totalmente os nossos clientes e continua até hoje a exercer seu poder de atração. Por isso, partimos do princípio de manter os mesmos genes, mas dando a ele mais modernidade e elegância. Fizemos uma verdadeira revolução do lado de dentro, com uma melhoria perceptível na qualidade percebida, com mais sofisticação e uma forte pegada tecnológica. Este Clio é, sem dúvida, o melhor de todos”, afirma o diretor mundial de design do Grupo Renault, Laurens van den Acker.


Tela Multimídia
Principal item do “Smart Cockpit”, esta tela multimídia de 9,3 polegadas (duas vezes maior que a versão de 7 polegadas) é a maior já vista na Renault. Ligeiramente curvo, este tablet vertical foi inspirado no mesmo item visto no Espace, aumentando visualmente o painel de bordo, conferindo grande modernidade à cabine e melhorando a legibilidade na tela. Centrado no condutor, o dispositivo conta com o novo sistema conectado Renault EASY LINK, que oferece todos os recursos de multimídia, navegação e infotainment, além de todas as regulagens do sistema MULTI-SENSE, de forma bastante simples.

Painel de instrumentos digital
Pela primeira vez, o Novo Clio é equipado com uma tela digital que assume o lugar dos tradicionais mostradores analógicos do painel de instrumentos. Tecnologia vista antes apenas nos segmentos superiores, esta tela colorida mede de 7 a 10 polegadas, permitindo personalizar a experiência de condução de forma bastante intuitiva. A versão de 10 polegadas oferecerá navegação por GPS. Com suas duas telas de 9,3 e 10 polegadas, o Novo Clio oferece as maiores telas de sua categoria.

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Painel de bordo
O painel do bordo do Novo Clio foi totalmente revisto. O componente se divide agora em três: uma parte superior com revestimento suave ao toque, uma parte central personalizável, e uma parte inferior, dedicada a itens funcionais, como o porta-luvas. O formato de onda amplia a percepção visual do cockpit, sensação que é reforçada pelo design horizontal das saídas de ar centrais e laterais. Foi dada atenção especial à ergonomia na parte inferior da tela central, com os botões “piano” e os comandos do ar-condicionado com acesso direto, facilitando o uso pelo condutor.

Volante
Mais elegante, a parte central volante ficou menor devido ao uso de um airbag mais compacto em comparação com o modelo anterior, melhorando a visibilidade do painel de bordo pelo condutor. O aro do volante do Novo Clio ficou mais grosso e conta com um descanso para o polegar, contribuindo para o conforto ao dirigir. Já os comandos mais completos e retroiluminados contribuem para a melhoria da qualidade, graças ao acabamento cromado acetinado.

Console central
O console central também é um dos principais itens do “Smart Cockpit” do Novo Clio. A altura mais elevada melhora a ergonomia do posto de condução, além de acomodar a alavanca de marchas mais curta, que fica naturalmente ao alcance da mão. O item é forrado e pode ser personalizado de acordo com os revestimentos internos, além de contar com uma iluminação em seu contorno externo. Na parte de baixo, os porta-objetos integrados são totalmente funcionais, facilitando o uso pelos passageiros, principalmente para recarregar o telefone por indução.

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Bancos
Os bancos do Novo Clio foram trazidos de segmentos superiores, oferecendo melhor suporte, graças ao assento mais comprido e o formato mais envolvente.

O desenho em forma de concha com revestimento macio melhora bastante o espaço disponível para os joelhos dos passageiros traseiros, enquanto que os apoios de cabeça em formato de vírgula – mais finos – melhoram a visibilidade traseira.

Assim como no painel de bordo, também foi dada atenção especial à escolha dos materiais, contribuindo para melhorar a percepção de qualidade dentro da cabine. Graças aos comandos de fácil acesso, eles também oferecem melhor ergonomia.

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Painéis das portas
Também neste item o Novo Clio oferece materiais macios, uma exclusividade na categoria. Os painéis das portas revestidos contam com amplos medalhões que, assim como nos apoios de braço, podem ser personalizados conforme os revestimentos internos escolhidos, além de receberem uma iluminação indireta, suave e difusa.

Personalização
Cada um pode personalizar seu Novo Clio graças a uma série de kits de personalização que mudam o visual do console central, painel de bordo, painéis das portas, volante e apoios de braço. Nada menos que 8 opções de revestimentos internos estão disponíveis, complementadas por uma inovadora gama de itens de personalização para a linha das saídas de ar que percorrem todo o comprimento do painel de bordo, permitindo criar o ambiente interno que mais combina com o proprietário. Já as opções de iluminação interna totalizam 8 cores.
Design externo mais moderno e expressivo

Mais raçudo e mais dinâmico sob todos os ângulos, o Novo Clio tem as mesmas formas sensuais que a geração anterior. Ele ficou ainda mais expressivo, mantendo o perfil raçudo. Na frente, as nervuras do capô dão um efeito esculpido, enquanto a grade ficou maior e o para-choque é mais marcado, com um defletor de ar bastante expressivo, que favorece o resfriamento do motor. Em termos de dimensões, o Novo Clio tem um comprimento de 4.048 mm e largura de 1.798 mm, o que representa uma redução total de 14 mm. Mesmo assim, a habitabilidade é melhor.

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A altura da carroceria de 1.440 mm ficou 30 mm mais baixa, com ganhos nos quesitos aerodinâmica e esportividade. As rodas de 17’’ – conforme a versão – melhoram o comportamento dinâmico do veículo. Detalhes como a antena tubarão, faróis 100% LED, a porta do porta-malas com linhas suaves e a moldura cromada em torno dos vidros laterais contribuem para o design externo mais moderno do Novo Clio e, assim como do lado de dentro, para uma melhoria na qualidade.

Cores
Assim como o Marrom Bison e o Azul Céladon, a cor Laranja Valência está entre as novas cores do Novo Clio, representando o dinamismo do modelo e oferecendo profundidade e radiação da cor inéditas, graças ao exclusivo tratamento baseado em um esmalte colorido laranja, utilizado pela primeiríssima vez na indústria automotiva. No total, são 11 opções de cores disponíveis para a carroceria e 3 kits de personalização externa (vermelho, laranja e preto).

Defletores de ar
Pela primeira vez no Clio, as passagens de roda dianteiras contam com defletores de ar, contribuindo para limitar as perturbações e melhorar a performance aerodinâmica do veículo, além de reduzir o consumo. Além disso, eles conferem maior dinamismo e esportividade ao design do Novo Clio.

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Faróis dianteiros
Agora 100% de LED como item de série, os faróis dianteiros apresentam a assinatura luminosa em formato de C (C-Shape), característica dos modelos Renault. Eles dão ao Novo Clio um visual mais expressivo, destacado pela estampa em formato de diamante da logomarca, arrematando o conjunto com elegância.

Porta-malas
A arquitetura do porta-malas foi otimizada, para tornar sua forma a mais cúbica possível. O sistema de áudio premium BOSE foi completamente integrado e não prejudica o volume do porta-malas, que agora tem 391 litros – além dos 26 litros de porta-objetos espalhados pela cabine –, oferecendo o melhor volume da categoria. Já o assoalho duplo facilita as operações de carga e descarga no dia a dia e, quando os bancos traseiros estão rebatidos, o compartimento se transforma em uma única superfície plana.

Faróis traseiros
Assim como na frente, os faróis traseiros mais expressivos fazem parte da nova assinatura luminosa em formato de C, com um efeito de profundidade bastante acentuado. Uma terceira luz de freio – mais longa e estreita – se destaca no alto do vidro traseiro.

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Perfil
O perfil raçudo da geração anterior, simbolizada pelas maçanetas das portas traseiras integradas nos vidros laterais, foi melhorado por novas decisões estéticas: molduras cromadas dos vidros, pilares dos vidros e maçanetas traseiras em um tom brilhante de preto, painéis laterais inferiores da carroceria formando uma reentrância na própria chapa, assinatura CLIO cromada na parte inferior da porta, etc. A atenção ao detalhe dada às laterais também contribui para a melhoria da qualidade externa.

Traseira
As molduras cromadas das laterais se repetem na traseira. O design retrabalhado do porta-malas, principalmente o suave desenho da porta traseira que se estende até o para-choque, confere ao modelo um acabamento de alto nível. Os faróis traseiros se estendem até a porta traseira, dando uma impressão de largura maior para o Novo Clio.

Nova gama de motorizações inclui primeiro híbrido E-TECH

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O Novo Clio conta com uma gama completa de motorizações a gasolina – todas inéditas na gama – e diesel, com potências que vão de 65 a 130 cv. Estas motorizações são equipadas com tecnologias de ponta, que permitem responder às últimas normas em vigor, com níveis de consumo e emissões posicionados no melhor nível do mercado.

Como complemento, e pela primeira vez no Grupo Renault, uma motorização híbrida batizada de E-TECH estará disponível a partir de 2020. No total, serão oferecidas 9 combinações de motor/caixa de câmbio, para que cada um possa escolher a configuração mais adaptada ao seu uso.

O Novo Clio traz motorizações 1.0 TCe e 1.3 TCe desenvolvidas pela Renault-Nissan-Mitsubishi, além do motor E-TECH concebido pela Renault.

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MOTORIZAÇÃO HÍBRIDA

Trinta anos já se passaram desde que o Clio representa o carro do dia a dia, aquele que está sempre alinhado com sua época, para democratizar o melhor da tecnologia automotiva. O Novo Clio mantém esta tradição, oferecendo, a partir de 2020, uma motorização totalmente híbrida, denominada E-TECH. Esta grande novidade do Grupo Renault é baseada no know-how da montadora que é líder na Europa em mobilidade elétrica, para desenvolver esta solução híbrida para o Novo Clio.

Esta motorização E-TECH foi desenvolvida e patenteada pela engenharia da Renault, utilizando elementos concebidos pela Aliança, assim como o seu motor a gasolina de 1.6 litro de nova geração, que foi especificamente retrabalhado para a ocasião. Ele é acompanhado por dois motores elétricos, uma caixa de câmbio multimodos inovadora e uma bateria de 1,2 kWh.

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A tecnologia híbrida Renault E-TECH oferece máxima eficiência na utilização, com uma reatividade dinâmica de ponta no mercado, perdas limitadas de energia e recarga rápida da bateria nas fases de desaceleração. Seu excelente rendimento energético permite recuperar e restituir o máximo de energia. A partida é feita automaticamente no modo 100% elétrico e, associada à alta capacidade de recarga das baterias na desaceleração, permite rodar até 80% do tempo no modo 100% elétrico na cidade.

Isso representa um ganho de aproximadamente 40% em termos de consumo em comparação com um motor térmico a gasolina clássico em ciclo urbano. Tudo isso mantendo o prazer de dirigir inédito no segmento de compactos urbanos híbridos, graças a uma reatividade instantânea na partida e na aceleração.

MOTORIZAÇÕES A GASOLINA

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Sce 65 e 75, econômico no preço e no uso diário
Para os condutores que buscam um veículo econômico para uso na cidade, o motor 1.0 SCe (3 cilindros atmosférico) é o mais indicado. Com sua caixa de câmbio manual de 5 velocidades e uma potência que vai de 65 a 75 cv (torque de 95 Nm), ele oferece uma grande suavidade no uso em trajetos urbanos.

TCe 100
Inédito na gama Renault, o motor 1.0 TCe (3 cilindros turbo) é o mais novo dos motores provenientes das sinergias da Aliança. Ele conta com as últimas tecnologias, como o turbocompressor com válvula de descarga com comando elétrico, um coletor de escape parcialmente integrado no cabeçote, um comando duplo de válvulas na admissão, ou ainda o exclusivo revestimento em aço nos cilindros (Bore Spray Coating). Com 100 cv e 160 Nm de torque, este  motor de nova geração entrega 10 cavalos e 20 Nm a mais em comparação com o TCe 90 que ele substitui, ao mesmo tempo em que são reduzidos o consumo e as emissões de CO2. Com emissões calculadas a partir de 100 g/km (ciclo NEDC BT), o Novo Clio TCe 100 se posiciona no melhor nível de sua categoria em motorização a gasolina. Além disso, este motor oferece grande prazer de dirigir, graças a um ganho em torque que é sentido desde as rotações mais baixas, além das retomadas mais ágeis.

O TCe 100 será oferecido inicialmente no Novo Clio, junto com uma caixa de câmbio de 5 velocidades. Ele também será associado a uma caixa de câmbio automática XTRONIC de última geração. Adaptada ao uso europeu, ela oferece mais leveza no uso na cidade, além de contar com a função D-STEP, para reproduzir o comportamento de uma caixa de câmbio de multivelocidades em percursos mistos e em acelerações mais ágeis. O motor TCe 100 também será oferecido na versão bicombustível GLP, para ainda mais economia e redução nas emissões de poluentes.

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TCe 130 FAP
O motor 1.3 TCe FAP aparece no Novo Clio após ter sido testado e aprovado no Captur, Mégane, Scénic e Kadjar. Oferecido em sua versão de 130 cv e 240 Nm, ele é associado à caixa de câmbio automática EDC de 7 velocidades, substituindo o TCe 120 para capitanear a gama de motorizações do Novo Clio. Este motor de última geração destaca todas as qualidades dinâmicas do Novo Clio, para uma experiência de condução mais empolgante, em qualquer circunstância. A caixa de câmbio EDC com dupla embreagem torna a condução mais suave e agradável, contribuindo para limitar o consumo e as emissões de CO2. Para ainda mais prazer, o Novo Clio TCe 130 EDC FAP será equipado com câmbio borboleta.

MOTORIZAÇÃO A DIESEL

Blue dCi 85 e 115, motorização a Diesel de última geração para um consumo reduzido
O Novo Clio também pode ser equipado com o motor Diesel 1.5 Blue dCi, adaptado para um uso intensivo e as frotas de empresas. Este motor foi melhorado, para se adaptar às novas normas antipoluição, com a integração do sistema de redução catalítica seletiva (SCR), considerado como o mais performante dos sistemas de pós-tratamento dos óxidos de nitrogênio (NOx). Ele é oferecido em duas versões: 85 cv / 220 Nm, para reduzir o consumo, e 115 cv / 260 Nm, para uma condução mais dinâmica. Com sua caixa de câmbio manual de 6 velocidades, que reduz o regime do motor quando em rodagem acima de 110 km/h e, graças à sua aerodinâmica no melhor nível do segmento, o Novo Clio Blue dCi se mostra bastante eficiente tanto para um uso em estradas como em autoestradas.

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Assistência ao condutor

O Novo Clio oferece o pacote mais completo de sistemas avançados de assistência ao condutor de sua categoria. Eles são agrupados em três famílias: Condução, Estacionamento (que recebem a assinatura Renault EASY DRIVE) e Segurança.

Entre as principais novidades nos atributos do Novo Clio estão a câmera com visão 360° e a frenagem ativa de emergência, que detecta ciclistas e pedestres – ambos os dispositivos aparecem pela primeira vez na gama Renault.

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O ponto alto é o Highway & Traffic Jam Companion, recurso exclusivo no versátil segmento de veículos compactos urbanos. Este sistema avançado de assistência ao condutor constitui a primeira etapa na condução autônoma.

Ficha técnica do Novo Renault CLIO

Comprimento 4.048 mm
Largura 1.798 mm (1.988 mm com retrovisores)
Altura 1.440 mm
Entre eixos 2.583 mm
Peso 1.087 kg
Volume do porta-malas 391 l
Pneus:
15’’ (185/65 R15 88T)
16’’ (195/55 R16 87H e 185/65 R15 88T)
17’’ (205/45 R17 88V)

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Motorizações
SCe 65/75
TCe 100
TCe 130
Blue dCi 85/115
E-TECH

Caixas de câmbio
BVM5
BVM6
XTRONIC
EDC7

CO2
A partir de 100 g/km*
* exceto motorização E-TECH, ciclo NEDC BT, dados WLTP pendentes de homologação

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