Início Cidades Número de veículos roubados ou furtados tem queda recorde em Barueri

Número de veículos roubados ou furtados tem queda recorde em Barueri

0
Foto: PMB

A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) divulgou, na semana passada, as estatísticas de ocorrências criminais de abril, e os números mostram que, em Barueri, os crimes contra o patrimônio (furto, roubo, furto de veículo e roubo de veículo) continuam em queda. Seja na comparação do mês de abril, ou mesmo no acumulado do ano, em relação a períodos equivalentes dos anos anteriores.

publicidade

Quanto ao quesito “veículos subtraídos” (roubados ou furtados), Barueri teve em 2017 o melhor mês de abril desde quando as estatísticas começaram a ser computadas neste formato, em 2002: foram 27 casos, enquanto que a média do mês nos últimos 15 anos era de 68,2 casos.

Período Veículos roubados ou furtados
Média de abril (2002 a 2016) 68,2
Abril de 2017 27

O primeiro quadrimestre na cidade teve diminuição de 25,6% na soma dos crimes (furtos, roubos e veículos subtraídos), em relação ao mesmo período de 2016. Foram os quatro primeiros meses mais seguros desde 2012.

publicidade

Confrontando abril de 2017 com o mesmo mês do ano passado, houve queda de: 13% em roubos; 60,8% em roubos de veículo; 12,6% em furtos; e 61,7% em furtos de veículo.

Bairro Seguro

Para a secretária de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri, Regina Mesquita, os indicadores devem continuar baixando. “Os dados de maio podem apontar mais queda na criminalidade, pois já vão refletir o impacto das operações Bairro Seguro”, ressaltou.

publicidade

O comandante da Guarda Civil Municipal, Marcus Aparecido Guedes Ramos, relatou que a operação Bairro Seguro já passou pelo Jardim Paulista, Parque Viana e Parque dos Camargos. “É uma operação em que intensificamos as ações em um determinado bairro durante aquela semana, sem prejuízo do policiamento em outras áreas e de outras operações”, destacou. “Vamos fazer em todo o município.”

A operação Bairro Seguro mobiliza radiopatrulhas (viaturas menores), motocicletas (GTM), micro-ônibus de monitoramento, Romu (viaturas táticas) e o Demutran, que apoia na fiscalização da legislação de trânsito. São bloqueios, patrulhamentos (saturação) e pontos de visibilidade em vários trechos e diferentes horários no mesmo bairro.

Comentários