Números para construir o futuro

0

Nesta semana, o Fórum de Desenvolvimento Regional, entidade criada com a participação de diversos setores da sociedade, promoveu o seminário “O fortalecimento de nossa vocação econômica e social” (veja matéria na página 5). O Fórum nasceu principalmente por iniciativa dos sindicatos de trabalhadores e representantes dos empresários da região. Surgiu praticamente e não por acaso junto com o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste – formado pelos prefeitos de oito cidades da região, justamente com a proposta de apresentar demandas e fomentar as discussões dos chefes dos Executivos Municipais.

publicidade

Fórum de Desenvolvimento promoveu seminário e divulgou dados da região

O seminário colocou em evidência opiniões e análises de vários setores, mas teve um propósito primário ainda mais importante: disponibilizar à comunidade um compêndio com diversos dados sobre a região, desenvolvido por alunos do Campus Osasco da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp.
Os dados se baseiam em inúmeras fontes e centenas de estatísticas oficiais, mas trazem a novidade de segmentar os números apresentados por município, sempre comparando à região e ao Estado. As informações vão dos números da população às despesas de cada cidade com saneamento, por exemplo.
Esse estudo já começa a demonstrar, de forma bastante concreta, o que significa a instalação de um campus de uma universidade federal numa região. A instituição acadêmica, naturalmente, começa a estabelecer linhas de pesquisas que vão subsidiar e fomentar o desenvolvimento das cidades. E o compêndio, por si só, é um avanço fenomenal. Disponibiliza aos atores sociais, e principalmente aos gestores públicos, uma ferramenta importantíssima para diagnósticos diversos em cada município, pavimentando o caminho para a construção de propostas para o futuro.

publicidade

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFrases
Próximo artigoCharge