O cinema de Federico Fellini na Sala Barueri

0

15---a-Doce-Vida
Filme A Doce Vida abre a mostra no próximo dia 11 / Foto: Reprodução

publicidade

William Galvão

Na próxima quarta-feira, 11, às 19h, a Sala Barueri de Cinema abre a primeira mostra da Casa, que será dedicada à obra do cineasta italiano Federico Fellini. O primeiro filme selecionado foi A Doce Vida, seu maior sucesso, e vai contar com um bate-papo com o professor de cinema da Cásper Líbero, Irineu Guerrini Junior, além da vinda das primas do cineasta, Carla e Claudia Fellini.

Abertura terá  bate-papo com professor de cinema

publicidade

As películas que serão exibidas fazem parte da chamada era de ouro do cinema italiano, ocorrida entre os anos 1940 e 1970. “Escolher filmes dessa época é muito difícil, pois são obras fantásticas”, disse o professor Guerrini. De acordo com uma das organizadoras do projeto, Regiane Cordeiro, da Secretaria de Cultura de Barueri, a escolha dos títulos foi baseada nas obras premiadas do diretor. “Na abertura, o professor vai falar sobre três filmes, seus roteiros, captação de imagem, direção, captação de som, edição e todo o processo da construção dos filmes”, conta.

Entre as obras-primas de Fellini, o público poderá conferir ainda, no dia 15, às 20h, Amacord, feito no ápice do sucesso do diretor. Autobiográfico, o filme trata de um período da adolescência do artista através do olhar de um rapaz chamado Totti, que vivia em uma viela em 1930, quando o fascismo de Mussolini começava a dominar a Itália.

publicidade

No dia 22, também às 20h, o clássico Fellini 8 ½ chega à tela da Sala Barueri. O longa metragem traz o ator Marcello Mastroianni no papel do cineasta Guido Anselmi. E, para encerrar a programação, no dia 29, às 20h, o filme escolhido foi Os Boas Vidas, uma obra satírica que estuda os costumes sociais da classe média. O filme conta como cinco rapazes de uma cidade pequena passam o tempo, com diálogos intermináveis, festas, bebedeiras e pequenas trapalhadas de jovens na casa dos 25 e 30 anos. A mostra é gratuita.

Mostra especial Federico Fellini

Abertura – 11 de junho, às 19 horas
Sessões às 20 horas
Dia 11 – A Doce Vida
Dia 15 – Amacord
Dia 22 – Fellini 8 ½
Dia 29 – Os Boas Vidas
Local: Centro de Eventos
Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto
Entrada gratuita
Mais informações: 4199-1600

Comentários