O Marco Civil e o futuro da Internet

0

Uma parcela importante da população, sobretudo porque cotidianamente faz cada vez mais uso da Internet e dos serviços dela dependente, não percebeu ainda a importância de um tema que está para ser votado na Câmara Federal no próximos dias: o Marco Civil da Internet. A votação está prevista para acontecer na próxima terça-feira e envolve uma batalha de gigantes, travada na maior parte do tempo longe das luzes e do foco da grande mídia.

publicidade

O texto final confronta grandes interesses corporativos

O processo de formulação do Marco Civil em si foi justamente o contrário: marcado por transparência, consulta à sociedade através de debates e audiências públicas, procurando estabelecer um regulamento de funcionamento da internet que garanta sempre liberdade, transparência e democracia no acesso e difusão de informação. Justamente por isso, o texto final confronta grandes interesses corporativos, os quais, com uma visão obsoleta e oportunista do papel da internet e das possibilidades que representa, encaram a democracia da rede como um inimigo a ser combatido com unhas e dentes.

O texto final incorpora alguns conceitos fundamentais para proteger os cidadãos de investidas que tentem cercear ou setorizar seu acesso à internet, seja por interesses comerciais ou outros. É o caso, por exemplo, do conceito da neutralidade, que estabelece que um provedor não pode regular o acesso de um usuário de acordo com o tipo de dados que ele trafega, seja voz, vídeos, downloads ou e-mails. O serviço tem que ser ofertado à mesma velocidade contratada para tudo.

publicidade

No aspecto da proteção ao usuário, à privacidade e à democracia de acesso, o Marco Civil da Internet brasileira é bastante avançado, de tal forma que já está sendo considerado modelo para o mundo. Mas será preciso acompanhar atentamente seu trâmite e aprovação no Congresso, para evitar que acordos obscuros de última hora desvirtuem esse importante regulamento.

publicidade

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorIdade de trabalhar
Próximo artigoFrases