Obras do campus da Unifesp agora são previstas para 2015

0

Secretária Dulce Helena durante audiência. Foto: Leandro Conceição
Secretária Dulce Helena durante audiência. Foto: Leandro Conceição

publicidade

O início das obras do campus definitivo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Osasco agora é previsto para 2015. O prazo foi informado pela secretária de Planejamento e Gestão de Osasco, Dulce Helena Cazzuni, durante audiência pública sobre a Unifesp Osasco, na segunda-feira, 16.

Há um ano, em audiência pública anterior, a reitora, Soraya Smaili, havia afirmado que as obras do campus Osasco começariam até nove meses depois, prazo que se encerrou em março.

publicidade

Agora, a secretária osasquense declarou que “em 2015 teremos, com certeza, o recurso garantido para executar o projeto e começar a construção”. Após iniciadas, as obras do futuro campus devem durar cerca de 18 meses.

Dulce Helena atribui a demora à complexidade do projeto, que será executado com apoio da Prefeitura e incluiu, além do prédio do campus, espaços abertos a toda a comunidade, como uma rua-parque, creche, centro esportivo, biblioteca e teatro, entre outros itens. “[É um projeto complexo,] não é como ir ao mercado comprar uma Coca-Cola, mas estamos avançando”, disse.

publicidade

No evento, também foi discutido o cercamento do terreno de 211 mil metros quadrados em Quitaúna onde será construído o futuro campus e ações de manutenção da área.

A instalação de cercas e a limpeza do terreno foram iniciadas no mês passado, após uma série de críticas da comunidade e de vereadores na Câmara Municipal. A área é alvo frequente de despejo irregular de entulho.

Unifesp Osasco hoje

Durante audiência pública sobre o campus da Unifesp na segunda-feira, 16, a reitora Soraya Smaili e a vice-diretora acadêmica da Unifesp Osasco, Cláudia Tessari, destacaram que a instituição tem crescido na cidade desde que iniciou suas atividades, em 2011, em um prédio provisório cedido pela Prefeitura no Jardim das Flores.

Segundo elas, o campus Osasco tem hoje 1.190 alunos matriculados em cinco cursos de graduação, além de mestrado e pós-graduação, entre outros. “Vamos chegar no próximo ano a 1.500 alunos, e vamos continuar crescendo”, disse a reitora. Para Cláudia Tessari, “mesmo jovem, o campus Osasco é altamente dinâmico”.

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorVisão Atenta
Próximo artigoVisão de Olho: Prefeitos visitam governador