Início Brasil Opinião: O veneno dos agrotóxicos encontrado na água de Osasco

Opinião: O veneno dos agrotóxicos encontrado na água de Osasco

12

Por Alexandre Padilha*

publicidade

Foi com espanto, e tenho certeza que não só meu, que reagi à matéria “‘Coquetel’ com 27 agrotóxicos foi achado na água de 1 em cada 4 municípios”, publicada no portal da Agência Pública produzida em conjunto com a Repórter Brasil e a organização suíça Public Eye com dados obtidos do Ministério da Saúde. O período investigado foi de 2014 a 2017.

Este coquetel mistura diferentes tipos de agrotóxicos e dos 27 tipos, 16 foram classificados pela Anvisa como extremamente ou altamente tóxicos e 10 estão ligados ao desenvolvimento de doenças, como o câncer. O estado de São Paulo foi o mais contaminado com essa mistura: 504 cidades contaram com a presença do coquetel na água, incluindo o município de Osasco, sétimo mais populoso do estado, com cerca de 670 mil habitantes.

publicidade

Há dados concretos no exterior, e também no Brasil, da relação do uso de agrotóxicos com o aumento de má-formações genéticas de crianças, com conjunto de tipos de câncer, seja de pele, hematológicos que agridem fortemente células importantes para a produção do sangue, canceres do trato gastrointestinal.

Em cidades do país, a média de ingestão de veneno de agrotóxico, por ano e por habitantes, chega a ultrapassar 100 litros. O brasileiro, em média, ingere sete litros de veneno por ano. Em algumas cidades isso está muito mais elevado exatamente por estarem localizadas onde há uma alta concentração do agronegócio.

Eu quando fui Ministro da Saúde da presidenta Dilma, por várias vezes, a indústria do agronegócio e dos agrotóxicos tinham interesse em distribuir esses produtos alegando que era uma situação emergencial, de uma praga especifica no nosso país.

publicidade

Esses agrotóxicos já eram banidos na Europa e nos Estados Unidos por terem relação direta com alguns tipos de câncer.
Em 100 dias de governo, Bolsonaro autorizou o registro de mais de 150 novos tipos de agrotóxicos no país.

Além disso, quer aprovar o chamado “Pacote do Veneno”, defendido persistentemente pela Ministra da Agricultura do governo, que inclui retirar do Ministério da Saúde e do Meio Ambiente o rito de aprovação da comercialização e distribuição do registro de agrotóxicos no Brasil.

É muito grave o Brasil passar a ter a autorização de comercialização de agrotóxicos sem uma avaliação prévia do Ministério da Saúde e do Meio Ambiente.

publicidade

Como deputado federal, protocolei um Projeto de Decreto Legislativo para sustar os novos registros de agrotóxicos feitos no Brasil. Ele está em petição eletrônica no portal da Câmara Federal e é de extrema importância a participação popular para que possamos agilizar seu andamento na Casa.

O atual governo e os parlamentares estão mais preocupados com o lucro de quem produz agrotóxico do que com a saúde da população que vive próxima as áreas de produção agrícola e agora também na água contaminada que está envenenando a população.

*Alexandre Padilha é médico, professor universitário e deputado federal pelo PT-SP. Foi Ministro da Coordenação Política de Lula, Ministro da Saúde de Dilma e Secretário Municipal da Saúde na gestão do prefeito Fernando Haddad na cidade de São Paulo

 

publicidade

12 COMENTÁRIOS

  1. Faz análise do Tietê, pra ver se tem agrotóxicos lá também devem ser os produtores rurais q estão contaminando o rio também

  2. Osasco…faz muito tempo que não vejo melhorias…de fato estamos a mercê dos padrões e dos pancadões…sem contar a educação e saúde que andam de mãos dadas na ausência de melhorias. OSASCO PEDE SOCORRO…AQUI NÃO TEM GESTORES!!!

  3. E eu que pensei que esse governo fosse diferente dos anteriores… decepcionante … mais água suja … mais música ruim… só o ego falando mais alto que a necessidade coletiva !!

  4. Que governo hein….. pensei que iriam ser diferente dos anteriores…esses ministros são uma decepção…e o Bolsonaro fica assistindo tudo … triste !!

  5. Este país está perdido “Na verdade gostaria de falar outra coisa, mas com certeza serei processado.
    Roubo passoU a ser chamado de desvio de dinheiro publico, isto é ROUBO.
    Qem faz isto?
    Bem aqui no Brasil, Presidentes,ministros,deputados um monte de seguidores de Ali-Babá..
    Tem alguns destes se importando com um veneninho?
    Brasil, colonizado por índios, e alguns Portugueses com indoles duvidosas.

  6. Como é hipócrita este artigo. Este tanto de agrotóxico é para matar os políticos como este senhor. Querendo fazer proselitismo em cima da gente. Se cada brasileiro ingerir esta quantidade de veneno, este país estaria dizimado. Ainda bem que o povo brasileiro é resistente a tudo isso.

  7. O governo só visa $$$$$$$$$$$$
    Está pouco se lixando para o povo …. E visando $$$$$$$$ talvez tenha feito acordo com os donos de hospitais , Câncer tem um altíssimo lucro a eles …..

  8. Me mostre as provas que estou muito interessada nesse assunto. Esse assunto é muito sério pois se trata de saúde pública.

  9. Uma coisa é certa, governos passados e governo presente, só tem um objetivo, se dar bem! o último governo sem comentário, o atual pretende valorizar ações da Petrobras e outras estatais e sacrificar novamente o povo e agora se diz preocupado com a classe de transportes, certo isso deve ser objeto de preocupação, mas e as outras classes vão pagar o pato! aumenta o combustível conforme variação “para mais” do preço do petróleo, corrige o valor do frete (um pouco) e as demais classes arca com o a diferença pagando mais caro produtos, serviços etc., que interessante sai governo entra governo e o povo e explorado, não tem outra saída, para que vale os especialistas das diversas áreas do governo, usam seus conhecimentos unica e exclusivamente para calcular o preço que o povo deve pagar, que droga!

  10. Ministro vagabundo, mentiroso e hipócrita!!!
    Já foi provado que essas notícias são caluniosas e mentirosa, com análises completamente mal feitas e com objetivos de ONGs denegrirem a imagem do país e dos produtores rurais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorB2W Digital abre inscrições para programa de estágio
Próximo artigoEscolas públicas de Itapevi e Carapicuíba recebem oficinas culturais de fotografia