Os benefícios do chá

0

Sandra Matarazzo

publicidade

O chá teve sua origem no Oriente, ganhou fama no mundo e tornou-se popular no Brasil. Essa iguaria é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para água. E essa colocação no ranking não é à toa, afinal independente da infusão ou das folhas, flores ou fruto, todas as combinações são capazes de trazer diversos benefícios à saúde.
Inicialmente o chá era consumido de forma medicinal, e aos poucos passou a ser consumido como bebida e por prazer. O país pioneiro neste uso foi a China, que disseminou todas as informações e costumes para os demais países. É importante ressaltarmos nessa questão a Inglaterra, afinal é lá que tem o famoso “chá das 5”, conhecido mundialmente.
E por que o chá é tão bom?
Quente ou frio, além de proporcionar um momento de relaxamento, conforto, o chá hidrata o nosso corpo e ajuda no bom funcionamento do organismo. Cada tipo de chá promove um benefício diferente e positivo em nossas vidas. Confira a seleção abaixo:
Tem efeito calmante: capim-cidreira, maracujá, hortelã e melissa.
Estimula o apetite: camomila, sálvia, e alecrim.
Combate aos radicais livres: chá-mate.
Ajuda na digestão: camomila, boldo, hortelã e anis.
Tem efeito anti-inflamatórios: limão, alecrim, hortelã.
Tem ação antisséptica: arnica, limão e malva branca.
Alivia os problemas estomacais e intestinais: erva-doce, camomila e hortelã.
Efeito cicatrizante: eucalipto, maracujá, couve e babosa.
Mas lembre-se: Mesmo com tantos efeitos benéficos, os chás não substituem medicamento, e em excesso podem causar danos à saúde. É preciso conhecer a planta e sua eficácia para então ter certeza de sua ação no organismo, alertam os nutricionistas.
Depois dessa breve lição sobre os chás, você já pode escolher o seu e desfrutar de todos os benefícios dessa bebida.
Um grande abraço!

publicidade

Comentários