Os perigos de dirigir com o nível do óleo baixo

0

Segurança// Item é fundamental para o funcionamento do carro

publicidade

O óleo é fundamental para o funcionamento do carro. Além de lubrificar, serve também para proteger, limpar e ajudar na refrigeração do motor. Por isso, dirigir com o nível de óleo baixo pode colocar em risco todo o funcionamento do carro e fundir o motor, o que sai muito caro para o bolso do motorista, alerta a rede de autopeças Dispemec.com.

A viscosidade do óleo faz com que todas as peças funcionem perfeitamente, sem entrarem em atrito umas com as outras e com a parede do motor. A falta ou baixo nível do óleo pode desgastar todas as peças e o motor, diminuindo drasticamente sua vida útil.

publicidade

A limpeza também é uma tarefa importante do óleo, o acúmulo de resíduos e sujeiras no motor fazem com que o seu funcionamento seja comprometido, correndo o risco de bloquear a passagem do líquido para outros pontos e fazer com que o sistema fique superaquecido e pare de funcionar.
É importante ficar atento aos sinais que o seu veículo dá, como ruídos anormais vindos do motor e a perda de potência em arrancadas.

O painel do carro possui um sinal para avisar que a pressão do óleo está baixa, mas a sinalização só é feita quando o nível está muito baixo. O mais indicado é que a verificação seja feita com frequência, respeitando sempre o tipo de óleo e o intervalo de reposição indicados no manual do motorista.

publicidade

Comentários