Osaschesi em Osasco

0

A comitiva formada por 24 membros da cidade de Osasco, na Itália, chegou a Osasco no último fim de semana para participar de diversas solenidades em comemoração aos 25 anos de irmandade entre os dois municípios e discutir possíveis parcerias com a cidade brasileira.
Liderados pelo prefeito do município italiano, Adriano Giovanni Miglio, os “osaschesi” (algo similar a “osasquenses”) foram recepcionados pelo prefeito Jorge Lapas no aeroporto de Guarulhos no sábado, 16. Eles devem ficar em Osasco até domingo, 24.

publicidade


Os eventos oficiais de celebração do jubileu de prata (25 anos) da parceria começaram com uma cerimônia de boas vindas seguida de uma coletiva de imprensa na manhã de segunda-feira, 18. Além de participarem de solenidades, os italianos também visitaram empresas, como a Rede TV!, foram conhecer as ações do projeto “Escola o Tempo Todo” no CEU do Jardim Santo Antonio. Na noite de segunda, eles assistiram à partida entre Vôlei Nestlé/Osasco e Terracap Brasília, no ginásio José Liberatti, em Presidente Altino, e se mostraram pé-quente, já que as osasquenses brilharam e venceram por 3 sets a 0.
Entre as áreas nas quais são discutidas parcerias ou intercâmbio entre as “Osascos” estão cultura, agricultura e projetos relacionados ao voluntariado. A ampliação das relações entre as duas cidades começou a ser discutida durante visita do prefeito Jorge Lapas ao município italiano, em junho de 2015.

“Parcerias em muitas áreas”

publicidade

“Podemos [as Osascos italiana e brasileira] desenvolver parcerias em muitas áreas. A delegação [italiana] é bastante grande, nós temos pessoas de vários setores aqui, e há um grande interesse em trocas de experiências”.

Adriano Giovanni Miglio – prefeito de Osasco, na Itália

publicidade

“Aprofundamento da amizade”

“A ideia é aprofundar relações, em áreas como educação, já que eles têm um instituto agrário importante, para possível parceria com a nossa Fito (Fundação Instituto Tecnológico de Osasco); em indústria e comércio, já que eles têm uma indústria grande de instrumentos agrícolas; e voluntariado, já que lá quase todas as áreas da cidade têm voluntários. O voluntário lá não atua só na área social, mas também no trânsito, na defesa civil, e até em obras há voluntários”.

Jorge Lapas – prefeito de Osasco

Terra natal de Antônio Agu

As comemorações pelos 25 anos como cidades-irmãs fazem também um resgate da história das duas Osascos. O município brasileiro leva o nome do italiano por ser terra natal de seu fundador, o imigrante italiano Antônio Agu.
A Osasco italiana é uma cidade pequena, com pouco mais de 1,1 mil habitantes apenas, enquanto a irmã brasileira tem cerca de 700 mil. No entanto, o município da Itália está inserido em uma região de grande potencial, Piemonte, onde fica Turim.

Comentários