Osasco atinge meta da vacinação contra pólio

0
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Balanço parcial da Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, mostra que a cidade atingiu 100% da meta da vacinação contra a poliomielite. Foram aplicadas 37.166 doses durante a campanha.

publicidade

Quanto à vacina contra o sarampo, Osasco ministrou 32.753 doses, atingindo uma cobertura de 88,26%, faltando 7% para alcançar a cobertura. Diante desse quadro, a Vigilância Epidemiológica orientou que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) continuem vacinando o público alvo dessa campanha (crianças de 1 ano a menores de 5 anos) até que seja alcançada todas as metas estabelecidas.

A Vigilância Epidemiológica também sugere que sejam implementadas estratégias como busca ativas de crianças em escolas e residências, convocando-as à vacinação ou realizando vacinação nas escolas e residências de acordo com a capacidade operacional de cada UBS.

publicidade

Desde o dia 1º, também está liberada a vacina de sarampo para adultos de qualquer idade, cessando assim a priorização das crianças, porém mantendo o atendimento e vacinando de forma indiscriminada todas as crianças que procurarem a UBS e tiverem idades entre 1 ano a 4 anos 11 meses e 29 dias.

O secretário de Saúde, José Carlos Vido, ressaltou que Osasco fez uma campanha diferenciada, pois agregou as vacinas contra a febre amarela, HPV e meningite C. “Atingimos 100% da meta na poliomielite. Para atingir a meta da vacinação contra o sarampo, faremos uma semana com busca ativa em escolas e residências”.

publicidade

NÚMEROS DA VACINAÇÃO EM OSASCO

Poliomielite – 37.166 doses
Sarampo – 32.753
Meningite – 1.070 doses
HPV – 3. 642 doses
Febre Amarela – 5.942 doses
Influenza – 10.132 doses

Comentários