Osasco implanta projeto de sinalização e educação para o trânsito nas escolas

1
Entre as ações estão sinalização e readequações viárias em frente às unidades de ensino / Foto: Eduardo Metroviche

Entre as ações estão sinalização e readequações viárias em frente às unidades de ensino / Foto: Eduardo Metroviche
Entre as ações estão sinalização e readequações viárias em frente às unidades de ensino / Foto: Eduardo Metroviche

publicidade

Leandro Conceição

A Prefeitura de Osasco lançou esta semana um projeto que engloba sinalização e adequações viárias nas entradas de cerca de 200 escolas municipais, estaduais e particulares da cidade e a inserção de educação para o trânsito nas aulas da rede municipal de ensino.

publicidade

As adequações realizadas na entrada das escolas visam aumentar a segurança dos estudantes. Entre as iniciativas estão a colocação de placas e pinturas de sinalização, rebaixamento de guias e adequações de calçadas. “Vamos chegar a 200 escolas, municipais, estaduais e particulares, este ano”, disse o prefeito, no lançamento do projeto, na terça-feira, 6.
Em outra frente, com o objetivo de conscientizar os estudantes, o tema educação para o trânsito será inserido nas aulas das escolas municipais, em uma ação que envolve as secretarias de Educação e Transportes. Serão cerca de 62 mil alunos atendidos.

“A ideia é que o professor, seja de qual matéria for, vá introduzindo ao longo do ano letivo a questão da educação para o trânsito”, explicou Lapas. Os professores receberam orientações sobre o projeto e a forma de implantação nas unidades será definida em parceria entre a direção das unidades e os docentes.

publicidade

“Trabalhar a juventude”
“Se a gente não construir novas ideias, não teremos mudanças. Se você não trabalhar a juventude, [quando motoristas] vão continuar estacionando em cima das calçadas, parando em fila dupla, falando ao celular, passando no farol vermelho, desrespeitando o pedestre”, afirmou o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana de Osasco, João Gois.
Além da inserção nas aulas, serão oferecidas orientações às crianças por meio de mini-pistas, montadas em eventos da Prefeitura, como o projeto Prefeito no Bairro, ou nas escolas. A expectativa é que os filhos passem a ajudar a conscientizar os pais para o trânsito, afirma o secretário.

De 1 mil a 1,2 mil acidentes por ano

Osasco registra, em média, de 1 mil a 1,2 mil acidentes de trânsito por ano, segundo o secretário municipal de Transportes, João Gois. O município trabalha com a meta de reduzir em pelo menos 20% o número de acidentes até 2016, afirmou Góis.
Para isso, o projeto de educação para o trânsito nas escolas se junta, disse o secretário, “a outras ações que estamos fazendo”. “Estamos agora sinalizando as escolas, recapeando muitas vias, orientando muitos motoristas”.

Comentários

1 COMENTÁRIO

  1. Como faço pra escola nossa senhora dos remédios ser incluida neste projeto, pois em frente a essa escola não existe nenhuma tipo de sinalização,nem
    Faixa de segurança, muito menos a colaboração de quem passa por esta área,nesse trecho não há respeito

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorServidores da Saúde devem entrar em greve
Próximo artigoMarcha regional do MST reivindica reforma agrária