“Osasco Integra” visa gerar emprego e renda a moradores de rua

0
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Nesta segunda-feira, 30, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), lançou o Projeto Osasco Integra, no Centro de Formação dos Professores.

publicidade

A nova iniciativa propõe ações e estratégias para fomentar e ampliar o acesso ao trabalho, emprego e geração de renda aos segmentos sociais de alta vulnerabilidade e exclusão social, como é o caso das pessoas em situação de rua, população LGBT+, imigrantes, egressos do sistema prisional e outras parcelas populacionais que precisam de assistência do poder público, população que, geralmente, enfrenta mais dificuldades nos processos de inserção e reinserção no mercado de trabalho.

De acordo com Dulce Cazzuni, secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, o Osasco Integra é uma proposta de enfrentamento a um problema observado em todo país.

publicidade

Segundo ela, pessoas em situação de vulnerabilidade social sempre encontram entraves no exercício de sua cidadania. “O acesso ao trabalho é um direito de todos e condição básica para que os indivíduos participem ativamente do cotidiano de nossa cidade”, afirmou.

“Nós, representantes do Poder Executivo, temos o dever de garantir as ferramentas básicas para que essas pessoas consigam se inserir no mundo do trabalho. O Osasco Integra não se trata de um projeto assistencialista, mas uma parceria entre poder público e empresas, que garante o estímulo à criação de vagas de emprego para quem precisa, mas tem dificuldades de inserção no mercado”, sintetizou Cazzuni.

publicidade

Com várias frentes de atuação, o Osasco Integra será sustentado por três pilares: Iniciativa Pública, Iniciativa Privada e Sociedade Civil, formando um projeto intersetorial, com ações capazes de promover uma Osasco mais equânime, com igualdade de oportunidades.

Comentários