Osasco lança selo de qualidade para estabelecimentos de alimentação

0

A partir desse mês, a Prefeitura de Osasco lança o selo de qualidade que prevê a categorização de estabelecimento do ramo de alimentação da cidade. O instrumento foi criado pela Vigilância Sanitária do município e deve avaliar restaurantes, pizzarias, churrascarias, lanchonetes e outros estabelecimentos. A medida vai ajudar os consumidores na hora da escolha dos serviços.

publicidade

Notas A, B e C indicam boas condições

Os comerciantes deverão adequar seus estabelecimentos às normas sanitárias vigentes para obter o selo que certifica o local de boas práticas. Além disso, haverá treinamento específico para os funcionários. A avaliação será classificada com notas: A, B e C são as consideradas boas. Os locais com nota A não possuem nenhum descumprimento de normas sanitárias. Os casos B e C são os que ainda têm pendências, mas não foram reprovados.

“Os estabelecimentos com notas B e C podem ter pendências, mas não são aqueles que tornam a comida e o serviço reprovados e eles estão em fase para conseguir o conceito A”, afirma Fábio Cardoso, diretor de Vigilância em Saúde. Após a avaliação, as lojas receberão um selo de qualidade que ficará exposto na entrada. Os lugares que receberem de nota D para baixo serão reprovados e autuados.

publicidade

Quesitos
A Vigilância Sanitária tem alguns quesitos imprescindíveis entre as exigências. O abastecimento de água potável; estruturas e instalações com lavatórios de mãos com sabonete; higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios; controle de vetores; manipuladores de alimentos com vestimentas e higiene adequadas; condições de armazenamento, transporte e exposição de alimentos; preparo e temperatura adequados.

publicidade

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorConselho recebe novos carros
Próximo artigoUnicef destaca projetos