Osasco tem dez novos ônibus com acessibilidade

1

O cadeirante Cláudio Camarotto comemora ampliação da acessibilidade no transporte público / Foto: Francysco Souza
O cadeirante Cláudio Camarotto comemora ampliação da acessibilidade no transporte público / Foto: Francysco Souza

publicidade

Na manhã de quarta-feira, 27, foram entregues dez novos veículos adaptados com acessibilidade a pessoas com deficiência para circulação no transporte público em Osasco. Os veículos, da viação Urubupungá, substituem ônibus velhos e vão circular em linhas da zona Norte da cidade.

Por contrato com as empresas, o período máximo de circulação de ônibus municipais é de dez anos. De acordo com a prefeitura, a média de idade dos veículos é de cinco anos. “Os novos carros proporcionarão mais conforto e segurança à população.”, disse o prefeito Jorge Lapas.

publicidade

Os veículos também contam com três câmeras de videomonitoramento cada. Duas internas, para coibir assaltos, e uma externa, que filma o trajeto percorrido pelo veículo e pode ser usada em casos de acidentes de trânsito ou para avaliações sobre o serviço prestado, por exemplo.

Além de ter acessibilidade a cadeirantes, os carros são equipados com dois bancos para pessoas obesas, alças de segurança, balaústres táteis amarelos, que facilitam a locomoção dos passageiros com deficiência visual, e itinerário eletrônico branco que auxilia a leitura à longa distância e durante a noite.

publicidade

Ontem e hoje
O cadeirante Cláudio Camarotto elogiou a renovação da frota com acessibilidade. “Antigamente era impossível uma pessoa com deficiência usar transporte público na cidade. Hoje todas as linhas têm ônibus adaptados” destacou.

Comentários