Início Destaque “Osascos” celebram 25 anos como cidades-irmãs

“Osascos” celebram 25 anos como cidades-irmãs

0

O prefeito de Osasco, Jorge Lapas, durante visita ao município italiano, ao lado do prefeito Adriano Giovanni Miglio / Foto : Reprodução
O prefeito de Osasco, Jorge Lapas, durante visita ao município italiano, ao lado do prefeito Adriano Giovanni Miglio / Foto : Reprodução

publicidade

O prefeito de Osasco, Jorge Lapas, recebe nesta sexta-feira, 15, uma comitiva formada pelo prefeito de Osasco, na Itália, Adriano Giovanni Miglio, acompanhado por 25 representantes da cidade italiana e empresários. Os prefeitos participarão de eventos das celebrações do jubileu de prata, o aniversário de 25 anos do convênio que tornou os municípios cidades-irmãs, e vão dialogar sobre possíveis parcerias.
O convite para a visita surgiu em junho de 2015, quando o Lapas esteve na cidade-irmã italiana. “Tenho particular interesse em prosseguir com o diálogo iniciado com o prefeito Jorge Lapas e sua delegação durante a visita à região do Piemonte. Estou particularmente interessado nas possíveis soluções sobre as problemáticas do meio ambiente e economia de energia”, disse Adriano Giovanni Miglio.
Um dos temas que devem ser pauta do encontro é a proposta de convênio entre o Instituto Agrario di Osasco e a Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (Fito) para a realização de intercâmbio de estudantes.
O prefeito italiano destacou ainda que entre os membros da delegação estão importantes empresários relacionados aos setores agrícola e de transportes, como Ezio Bruno, da empresa de implementos agrícolas Frandent, e Marco Buttigliero, diretor da empresa de ônibus Cavorese. “Estarão presentes industriais e comerciantes dos setores mecânico e agrícola, muito atentos e abertos para os projetos de intercâmbio e propostas de colaboração e pesquisa”, disse ele.
A recepção à comitiva italiana terá encontro de boas vindas, descerramento de placa comemorativa pelos 25 anos como cidades-irmães, missa solene e ato público, entre outras atividades.

Cidade-irmã é terra natal de Antonio Agu

A Osasco brasileira foi batizada com o nome da terra natal de seu fundador, o imigrante italiano Antonio Agu. Surgida no século XIII, segundo documentos oficiais, Osasco, na Itália, situa-se na Província de Turim, Piemonte e hoje tem 1.124 habitantes.
Os nascidos na cidade são chamados de “osaschesi”, algo similar aos “osasquenses”. A pequena Osasco encontra-se a 344 metros acima do nível do mar e é caracterizada por estar em uma região de baixas temperaturas no inverno e sol brando no verão.
A principal atividade econômica do município italiano é a agricultura, com a plantação de cereais, verduras, uvas e outras frutas, como o kiwi.

publicidade

“É importante o resgate dos laços históricos”

O coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Osasco, Luciano Lub, diz que, além de possíveis parcerias comerciais, a celebração da parceria “é importante para a preservação, o resgate dos laços históricos entre as duas cidades”.
Além disso, destaca ele, “queremos aprofundar nossas relações em áreas como cultura, educação, projetos de voluntariado, ensino técnico e agricultura urbana”.
Ele lembra que, do ponto de vista comercial, a Osasco italiana é uma cidade pequena, com pouco mais de 1,1 mil habitantes apenas, enquanto a irmã brasileira tem cerca de 700 mil. No entanto, o município da Itália está inserido em uma região de grande potencial, Piemonte, onde fica Turim.
“Vamos discutir também possivelmente um fomento a parcerias comerciais entre empresas das duas cidades e suas regiões”, afirma Luciano Lub.

Principais eventos da visita da comitiva italiana:

publicidade

– Encontro de boas vindas com autoridades municipais e representantes da sociedade civil – 18/Jan – das 9h às 10h – Sala Osasco.
– Descerramento de placa alusiva aos 25 Anos de Cidades-Irmãs – 20/Jan – 16h – Praça Osasco D’Itália (Vila Yara – Em frente à Base da GCM)
– Missa Solene – 20/Jan – 17h – Catedral de Santo Antonio
– Ato Público de Celebração dos 25 Anos do Convênio de Cidades-Irmãs – 20/Jan – 20h – Centro de Eventos Pedro Bortolosso

publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorApós polêmica, elogios
Próximo artigoMinistério da Educação divulga resultado do Sisu