Osaskitto: Sentir o outro

Osaskitto: Sentir o outro

0
Compartilhar

O tempo passa rapidinho e já se passou mais um ano de visitas em que o Projeto Osaskitto Social leva alegria aos leitos e corredores do HRO – Hospital Regional de Osasco.
O trabalho de visitação hospitalar feito por palhaços, privilegia três ações: observar, agir e refletir, estimulando e ampliando a capacidade de interação entre os profissionais e os cidadãos que utilizam a rede pública de saúde.

Apesar das experiências vividas como palhaço, trabalhar com o público dentro de um hospital é diferente e requer muitos cuidados. No comecinho sempre é muito difícil a adaptação, mas no dia a dia aprendemos muito com as dificuldades vividas em cada visita.
Nosso picadeiro agora é diferente. Os acrobatas e malabaristas são os médicos e enfermeiros e nosso respeitável público, formado por crianças e adultos, requer mais atenção, pois na maioria das vezes temos que ser mais olhos e ouvidos do que boca.
A premissa é de que a função do palhaço dentro de um hospital é tornar o ambiente um pouco mais suave, onde o termo humanização passa a ser “amenização”.

A intervenção, através da alegria do palhaço, deve ser um momento anestésico, cheio de bobices e encantamentos, potencializando assim a confiança entre as três extremidades (palhaço, paciente e profissional da saúde), para que a ponte que leva a isso, seja repleto do refletir e sentir… o outro.
Um ótimo 2017 para todos! “…Porque sorrir faz bem e sentir o outro também !”.

Publicidade

Rê Silveira é o palhaço Osaskitto, que todas as semanas leva voluntariamente alegria e descontração aos leitos e corredores do Hospital Regional de Osasco. www.osaskittosocial.com / Facebook: Osaskitto / WhatsApp: 9 7498-0752

Compartilhar

Comentários