Outubro Rosa: no “Dia D” de combate ao câncer de mama, Rogério Lins destaca ações na Saúde

0

O “Dia D” de combate ao câncer de mama, celebrado nesta quarta-feira, 18, foi marcado por diversas apresentações na Sala Osasco, prédio anexo à Prefeitura, como parte das atividades do Outubro Rosa.

publicidade

Os servidores municipais aderiram à causa e para reforçar o ato vieram vestidos com roupas em tom cor de rosa.  Ao final do dia, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, acompanhado da primeira-dama, Aline Lins, participou do evento oficial comemorativo ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama e de Colo de Útero e também o Dia do Médico.

“Estamos celebrando hoje duas importantes ações. O luta pelo combate ao câncer feminino e o Dia dos Médicos, esses profissionais que praticamente dedicam suas vidas para salvar a vida de outros. Além disso, Osasco está engajada na Campanha do Outubro Rosa, que é uma causa de todos. Por isso estamos investindo em ações de promoção à saúde da mulher e à saúde infantil, são ações que integram o meu plano de governo”, destacou o prefeito.

publicidade

“Criamos o Ambulatório Pediátrico, que visa atender e acompanhar os recém nascidos prematuros durante os anos iniciais de vida; entregamos 20 leitos de UCI Neonatal na Maternidade Amador Aguiar para oferecer atenção especial às mães e prematuros, e também implantarmos um intenso programa de Pediatria na rede municipal de saúde para promover prevenção e promoção da saúde de nossas crianças”, emendou Rogério Lins.
O prefeito aproveitou a oportunidade para convidar a todos a participarem da Caminhada “Outubro Rosa”, dia 21/10, sábado, com concentração em frente à prefeitura, a partir das 9h, e saída às 9h30 seguindo em direção ao Parque Chico Mendes, localizado na rua Lázaro Suave, 15 – City Bussocaba.

Palestra

publicidade

A palestrante convidada, doutora Marta Almeida, coordenadora da Casa da Mulher foi homenageada em nome de toda a categoria médica. Ela passou algumas recomendações para as mulheres terem uma vida mais saudável.

“O ideal é prevenir o problema com atitudes que tragam solução como:

  • fazer o auto-exame,
  • cuidar da autoestima,
  • manter uma alimentação sem gordura, frituras e açucares,
  • evitar o sobrepeso,
  • não fumar, mesmo que passivamente,
  • beber muita água,
  • praticar exercícios físicos e alguma atividade voltada à arte,
  • manter uma atividade sexual segura e,
  • consultar o médico regularmente, seguindo essas recomendações, com certeza as mulheres estarão evitando os principais motivos causadores do câncer de mama e cólo de útero”, destacou ela pedindo aos homens presentes para que estimularem a beleza e autoestima de suas companheiras, mães, filhas, irmãs e amigas.

Dona Raima Alves Brito, 73 anos, integrante do Grupo de Dança Harmonia emocionou o público com seu depoimento, relatando o momento em que sua irmã foi diagnosticada com câncer.

Ela resolveu fazer exames para descartar a possibilidade de tê-lo também. Mas logo que saíram os resultados das biopsias, ela foi informada que estava com câncer de mama. Dona Raima fez todos os procedimentos e garantiu

“Ser otimista, passar esse processo com fé e fazendo tudo o que é recomendado pelos médicos contribui para uma recuperação rápida. Eu sempre me exercitei, me alimentava bem e não imaginava que fosse acontecer comigo. Mas lutei e venci o câncer. Dois meses depois de operada já estava voltando para minhas atividades normalmente”, revelou ela, deixando esse alerta à todas as mulheres.

Os presenças prestigiaram atrações com o grupo de dança Harmonizando, o Coral AMORnizando, do Instituto Espírita Obreiros do Bem, sob o comando da maestrina Neide Tymus, um vídeo depoimento da jogadora do Volei Nestlé Osasco, Dândara, ressaltando a importância da saúde da mulher e a realização de exames preventivos, e por fim, a poetisa Vera Lúcia Godoy Correia declamou uma emocionante poesia, encerrando o evento.

Comentários