Início Cidades Carapicuíba Para tentar acabar com cracolândia, Carapicuíba adota ações sociais e de combate...

Para tentar acabar com cracolândia, Carapicuíba adota ações sociais e de combate ao tráfico

3
Cracolândia de Carapicuíba foi tema de reportagem na TV Globo no mês passado / Foto: reprodução/TV Globo

A Prefeitura de Carapicuíba, em parceria com o governo do estado, tem adotado ações sociais e de combate ao tráfico de drogas para pôr fim à “cracolândia” da Vila Municipal. O prefeito Marcos Neves falou sobre as iniciativas em evento nesta quinta-feira (8).

publicidade

De acordo com ele, nas últimas duas semanas, em abordagens realizadas por funcionários da Secretaria de Assistência Social do município, foram identificadas 50 pessoas como frequentadoras assíduas da “cracolândia” carapicuibana, das quais 80% são de outros municípios.

Os usuários foram identificados e orientados ao tratamento no Caps Álcool e Drogas (Caps AD, que oferece atendimento psiquiátrico, psicológico, social e terapêutico) e Comunidades Terapêuticas, além de serem informadas dos serviços no Centro Pop (unidade pública de referência para pessoas em situação de rua).

publicidade

Ainda durante as ações, cerca de 40 pessoas receberam atendimento na ambulância da saúde, que acompanha o trabalho in loco, com psiquiatra, enfermeira e coordenadora do Caps AD.

Segundo o prefeito Marcos Neves, esse trabalho será contínuo e realizado nos próximos três meses. “Conseguimos a adesão efetiva de duas pessoas ao Programa Recomeço (que oferece apoio a famílias de dependentes químicos), que já estão em tratamento nas comunidades terapêuticas. Outros dependentes químicos demonstraram interesse, mas acabaram desistindo”, declarou.

“Sabemos que não é um trabalho fácil, mas vamos continuar atuando para ajudar as pessoas que estão nessa situação do vício”, afirmou o prefeito de Carapicuíba.

Combate ao tráfico

publicidade

Já a Guarda Civil Municipal (GCM) e as Polícias Civil e Militar atuam no sentido de combater o tráfico de drogas na região. De acordo com o Tenente Coronel Roque, comandante do 33º Batalhão da Polícia Militar, nos últimos 15 dias foram apreendidos 17 quilos de drogas e 10 suspeitos de envolvimento com o tráfico foram presos na comunidade da Vila Municipal.

Locais que podem auxiliar os dependentes químicos em Carapicuíba:

Caps AD: Rua José Fernandes Teixeira Zuza, 500 – Vila Cretti / Telefone: 4184-3745
Centro Pop: Av. Celeste, 180 – Centro / Telefone: 4164-2806

publicidade

3 COMENTÁRIOS

  1. Lamentável, essas pessoas deveriam imediatamente sair da rua, acho que a criação de um centro de acolhimento provisório em Carapicuiba ajudaria além da criação de uma frente de trabalho.

  2. Tentativa de combater o fraco,melhor publicar assim nessa matéria,esse visão oeste tá com a vista ruim desde que o criaram,me contratem pra ser o diretor que eu não colocaria qualquer noticia,procuraria melhores notícias do que essas,se é essa região produz!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEntidades se unem para fomentar projetos de turismo com CIOESTE
Próximo artigoHoróscopo do Dia | Previsões de hoje (10/08) para o seu signo