Participação é a nova palavra de ordem

0

Antes das eleições de 2012, o jornal Visão Oeste consultou os osasquenses sobre suas principais expectativas quanto ao futuro prefeito da cidade. Sob o título “Zona Norte quer prefeito ‘zelador’”, a primeira de duas matérias sobre o tema, publicada na edição 449, identificava o desejo de parcela do eleitorado de que o novo gestor tivesse um olhar mais caprichoso quanto aos pequenos reparos em avenidas, parques e próprios públicos. Hoje, com pouco mais de 6 meses de mandato, o prefeito Jorge Lapas anuncia a criação da zeladoria de Osasco, com o objetivo de receber denúncias e demandas da população para a execução deste tipo de trabalhos. A novidade é que o cidadão passa a ter um papel muito mais pró-ativo.

publicidade

“Há uma busca cada vez maior para criar canais de comunicação com a comunidade”

Não é o caso de incorrer na presunção de que aquela reportagem tivesse algo a ver com a criação do atual serviço. Mas é inevitável estabelecer uma relação entre o atual momento político e a busca cada vez maior dos prefeitos em criar canais de comunicação direta com a comunidade. Trata-se, inclusive, de uma forma de interagir que, em grande medida, teve início com os projetos de orçamento participativo, o OP, onde a comunidade decide onde o poder público investirá recursos.

Desde as manifestações de junho, a maioria dos gestores tem se colocado em alerta constante para interpretar os anseios dos seus governados. E dessa vigília podem surgir outros mecanismos que se apropriam dessa nova palavra de ordem da política: a participação. É o caso da proposta do Fórum Regional de Desenvolvimento, defendida pelo movimento sindical na região e, quem sabe, até da “AP” – Administração Participativa -, como denominaram alguns sindicalistas: análoga ao OP, mas nas questões administrativas e de gestão que podem ter influência direta na vida de todos os cidadãos.

publicidade

Comentários

publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCandidato
Próximo artigoFrases