Partidos se dividem no apoio a Arlindo Chinaglia e Eduardo Cunha para presidir a Câmara dos Deputados

0

O PT lançou nesta semana a candidatura de Arlindo Chinaglia (à esquerda), mas Eduardo Cunha (PMDB-RJ) pode aglutinar a oposição
O PT lançou nesta semana a candidatura de Arlindo Chinaglia (à esquerda), mas Eduardo Cunha (PMDB-RJ) pode aglutinar a oposição

publicidade

Em clima de recesso, que começa oficialmente em cinco dias, os partidos na Câmara se dedicaram nesta semana a declarar apoio às candidaturas de parlamentares que disputarão a presidência da Casa no dia 1º de fevereiro. No Salão Verde, o PT e seis partidos – entre eles, PDT, PCdoB e o PROS – lançaram oficialmente o nome de Arlindo Chinaglia (PT-SP) que já ocupou o cargo entre 2007 e 2009 e atualmente é primeiro-vice-presidente da Casa.

Chinaglia disse que trabalhará para tentar ampliar o apoio a sua campanha. Segundo ele, apesar de muitos deputados já terem declarado apoio ao adversário Eduardo Cunha (PMDB-RJ), “não há unanimidade nos partidos”. O candidato destacou que respeitará seus adversários na disputa e disse que a tarefa de presidente da Câmara “é árdua” e exige capacidade de articulação e negociação.

publicidade

“O presidente da Câmara, para ser bom, sempre vai ter resistência de outros Poderes. O Parlamento, para exercer com altivez seu papel, vai divergir em algum momento com o que o Executivo faz, com o que o Judiciário faz”, avaliou. Chinaglia, que é do partido do governo, garantiu que conduzirá a Casa com independência. “A Mesa tem o dever da imparcialidade: nem vai servir ao governo nem à oposição”, afirmou.

O discurso segue a mesma linha defendida por Eduardo Cunha que recebeu nesta quarta-feira o apoio oficial do PTB, PSC e DEM. Outros partidos ainda estudam acompanhar o peemedebista – entre eles, o PR, PSD e PP. Segundo Cunha, o apoio já foi declarado por 109 deputados.

publicidade

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorElvis Cezar tem diploma negado pelo TRE
Próximo artigoVisão Atenta