Pesquisa da CNI diz que brasileiro está menos pessimista em relação à economia

0
Valor da parcela varia de acordo com a faixa salarial

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, divulgada nesta quarta-feira, 26, mostra que o nível de pessimismo do brasileiro em relação à economia caiu. A queda está relacionada à melhora nas projeções sobre o comportamento dos preços.

publicidade

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), sondagem elaborada pela CNI, subiu 1% em agosto na comparação com julho. O índice atingiu 98,9 pontos. Foi o segundo mês consecutivo de alta no indicador.

A sondagem ressalta que, mesmo com os dois aumentos, o INEC está 10,2% abaixo da média histórica, que é de 110,1 pontos, e 8,7%  inferior ao registrado em agosto do ano passado.  Isso significa que a população continua pessimista.

publicidade

Em agosto, o índice de expectativas em relação à inflação aumentou 4,2% na comparação com julho. De acordo com a metodologia da pesquisa, a elevação do indicador mostra que cresceu número de pessoas que espera a queda da inflação. “Apesar da melhora do índice, a desconfiança com relação à evolução da inflação nos próximos seis meses permanece, pois o índice mantém-se 11% abaixo da média histórica”, informa a CNI.

As expectativas em relação ao desemprego, à renda pessoal e ao endividamento ficaram praticamente estáveis em relação a julho e continuam abaixo do registrado no ano passado. Mas os consumidores estão mais dispostos a ir às compras. O indicador de expectativas em relação às compras de maior valor aumentou 1,2% em relação a julho.

publicidade

Agência Brasil

Comentários