Pokémon Go: dicas de prevenção para problemas na coluna

0

O jogo Pokémon Go está sendo elogiado por seus benefícios à saúde, pois ajuda a combater o sedentarismo, ao estimular os jogadores a andarem pela cidade em busca de Pokémons para capturar. Mas se você está olhando excessivamente para seu telefone o tempo todo que você está jogando, você pode estar em risco de desenvolver dor cervical (“text neck”).

publicidade

3-Pokemon-GO

Text neck é a postura em que o pescoço é mantido curvado para a frente e para baixo, como alguém olhando para o seu celular. Se esta postura é mantida por um tempo prolongado, pode resultar em encurtamentos de músculos, tendões e ligamentos do pescoço, causando dor e rigidez.

publicidade

“A posição inadequada mantida por longos períodos resulta em contraturas e inflamações na região cervical, com aumento de tensão muscular, e possivelmente uma maior possibilidade de se desenvolver degeneração articular e hérnias de disco”, diz Dr. Marcus Yu Bin Pai, médico colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Entre as dicas para evitar dor cervical ao usar os smartphones estão:

publicidade

– Segure seu telefone em um ângulo maior: quanto mais alto você segurar o celular enquanto estiver jogando, menos tensão você está colocando em seu pescoço.

– Faça pausas: depois que você pegar um Pokémon, fazer um pequeno intervalo para desligar o telefone e alongue seu pescoço e ombros para trás. Se for um Pokéstop ou ginásio, faça uma pausa a cada 15 a 20 minutos.

– Alongue-se: rode a cabeça para o lado direito e em seguida incline levemente a cabeça para frente. Com a mão direita, faça uma leve pressão para alongar os músculos que ficam à esquerda do pescoço. Pode-se fazer esse alongamento de três a quatro vezes por dia, com três séries de 30 segundos de cada lado.

Comentários