Polêmica

0

Leandro Conceição

publicidade

Após a prefeitura de Osasco apresentar projeto de expandir o estacionamento rotativo Zona Azul para bairros de fora da região central, a reportagem foi às ruas ouvir moradores, comerciantes e motoristas das áreas que devem ser afetadas pela medida. Confira a lista de vias que terão Zona Azul no site do Visão Oeste e dê você também sua opinião sobre a medida.

Sou contra. Temo perder clientes, já a cobrança desestimula os clientes a virem nas lojas menores, de bairro, e faz eles procurarem grandes redes, que oferecem estacionamento gratuito.
Shirlei Xavier – comerciante, na avenida Vitório Tafarello

publicidade

Sou a favor. Tem gente que larga o carro aqui de manhã e só volta à noite. Acho que vai melhorar para os moradores daqui, pois vai diminuir o número de carros.
Manoel Saraiva – aposentado, morador da av. Vitório Tafarello

Como comerciante, acho bom. Muita gente larga o carro aqui e some. Meu cliente, que para por 15, 30 minutos vai ter mais opções para estacionar. Como comerciante, acho bom, como motorista, não.
Antônio Palomino – comerciante na av. Comandante Sampaio

publicidade

Acho que não é momento para tanto. Aqui é uma área mais residencial, Zona Azul aqui não se justifica ainda.
Murilo Castanheira – tecnólogo em TI, sobre a av. Comandante Sampaio

Sou a favor se a prefeitura se responsabilizar pela segurança dos carros na rua. Você já paga impostos, ainda tem de pagar Zona Azul e se seu carro é roubado você não tem suporte. Sem contar quando não tem Zona Azul e flanelinha. E quem trabalha na rua, como vai fazer? Pagar estacionamento de duas em duas horas? Absurdo.
Claudemir Abrantes de Andrade – mecânico, na av. Flora

Ih, mais uma coisa para pagar! Aqui não tem necessidade de Zona Azul, já que é área mais residencial.
Francisco Messias Filho – autonômo, sobre a av. Flora

No Centro de Osasco ficou bom, você agora encontra vagas. Mas lá é centro de compras. A Zona Azul vai desestimular os clientes a frequentarem lojas de bairro.
Carlos Alexandre – autonômo, sobre a av. Flora

Vereadores criticam proposta e secretário fala em “democratizar” vagas

Na sessão de terça-feira, 23, foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Osasco moção de apelo pedindo que a prefeitura desista de ampliar a Zona Azul na cidade. Apresentada pela bancada do PSDB, a moção teve apoio até mesmo da bancada do PT, partido do prefeito Jorge Lapas.
O vereador André Sacco (PSDB) afirmou que os parquímetros são “caça-níqueis”. Líder da bancada petista, Valdir Roque declarou que é preciso “discutir mais [a proposta de ampliação da Zona Azul]. Por isso vamos votar a favor da moção da bancada do PSDB” .
O projeto de ampliação da Zona Azul para mais de 100 vias de bairros de fora da região central foi divulgado na semana passada na Imprensa Oficial do Município de Osasco (IOMO). No total, serão implantadas 3.943 vagas de estacionamento rotativo. A lista de ruas e avenidas que terão Zona Azul foi publicada com exclusividade na sexta-feira, 19, pelo Visão Oeste (confira no link: http://bit.ly/1GWMC60).
O secretário municipal de Transportes de Osasco, João Gois, diz que o objetivo da Zona Azul é “democratizar o acesso às vagas”. “O objetivo é fazer com que a cidade tenha uma mobilidade melhor”. Gois disse que não acompanhou a sessão da Câmara na qual foi aprovada moção de apelo contra a proposta e, portanto, não comentaria a decisão dos vereadores.

Comentários