Início Cidades Osasco Policiais “super-heróis“ visitam aluno com leucemia no hospital para formação em curso...

Policiais “super-heróis“ visitam aluno com leucemia no hospital para formação em curso de combate às drogas

0

PROERD
“Fico muito contente com tudo o que está acontecendo e tenho o sonho de um dia ser policial”, disse Santiago

publicidade

Na sexta-feira, 10, em uma ação com da Secretaria de Educação da Prefeitura de Osasco e do 42º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano, o aluno da EMEF “Escultor Victor Brecheret” Santiago da Costa Lima, de 10 anos, recebeu a visita de policiais do 42ºBPM, no Instituto da Criança Hospital das Clínicas, onde está internado se tratando de leucemia.

O intuito da visita foi o de realizar a foto da formatura do PROERD com a farda da PM. Todos os formandos do curso na rede municipal de ensino de Osasco recebem uma foto alusiva com a vestimenta e Santiago não queria ficar de fora. Sendo assim, sua mãe, Rivalda Lopes, entrou em contato com o batalhão, que organizou junto à Secretaria de Educação a visita.

publicidade

Santiago foi, então, surpreendido pelos soldados vestidos com suas fardas. Alguns deles estavam fantasiados de Capitão América, Batman, Mulher Gato e o leão símbolo do PROERD.

Surpreso, o aluno recebeu uma medalha, o certificado de conclusão do curso e uma boina da PM das mãos do Sargento Maurici, que falou emocionado sobre a ação. “Nós, da Polícia Militar, jamais iríamos deixar uma criança que admira o nosso trabalho sem a sua foto, sem sentir-se parte do curso. É gratificante, porque também somos pais e em uma situação como essa, gostaria que meu filho também participasse”, disse.

publicidade

Santiago não conteve a emoção. “Não tinha ideia de que fossem vir aqui, pra mim é uma surpresa, fico muito contente com tudo o que está acontecendo e tenho o sonho de um dia ser policial”, disse.

A mãe Rivalda Lopes também ficou surpresa com a ação. “Fiz o contato, mas não tinha certeza que viriam tão logo. Tenho muita fé que Santiago vá superar tudo isso e realizar o seu sonho”, comenta.

Segundo o instrutor do PROERD na EMEF Victor Brecheret, Silvano Lucio Barros, o aluno sempre se mostrou muito interessado no curso. “Nós trabalhamos para eles. O objetivo do projeto é orientar e elucidar todas as crianças, e o Santiago não é diferente, apesar da atual situação dele, nós acreditamos muito na sua recuperação e, sobretudo na realização do seu sonho”, afirma.

A secretária de Educação, Solange Cristina, comentou a importância de uma ação como essa. “Para nós da Educação, toda criança é importante, possuímos uma política muito forte de inclusão, queremos que todos os alunos tenham os mesmos acessos e tratamentos sem distinção alguma, o Santiago é um caso desses, mesmo hospitalizado ele recebeu o seu diploma e tirou a foto oficial. A situação dele nos inspira a continuarmos a nossa caminhada em relação às nossas crianças. Ele é um menino muito forte e um exemplo para todos”, conclui.

Para Michele Hashimoto, oficial administrativo de humanização do Instituto da Criança Hospital das Clínicas, a ação favorece a socialização. “Trabalhamos com o bem-estar do paciente e qualquer visita que quebra a rotina do hospital é benéfica, porque é uma coisa diferente. A criança vê que mesmo hospitalizada é importante”, finaliza.

Comentários