Poupatempo é eleito o melhor serviço público de SP pelo 4º ano seguido

0
Poupatempo Osasco completa 9 anos com mais de 12,5 milhões atendimentos realizados neste período (Foto: Milton Michida)
Foto: Milton Michida

O Poupatempo é o ‘Melhor Serviço Público de SP’, segundo o instituto de pesquisas Datafolha, pelo quarto ano consecutivo. O resultado da pesquisa foi divulgado pela Folha de S. Paulo no domingo, 29 de abril.

publicidade

A pesquisa anual ‘O Melhor de São Paulo – Serviços’, publicado pela Revista da Folha, entrevistou leitores das classes A e B em todas as regiões de São paulo para saber quais os nomes mais lembrados como os melhores serviços em 39 categorias.

Foi o quarto ano consecutivo que o Datafolha realizou o levantamento e o Poupatempo apareceu em todos eles como o mais lembrado na categoria ‘Melhor Serviço Público’. O Poupatempo foi citado por 10% dos entrevistados. Na segunda colocação na categoria, apareceu o Metrô em empate técnico com 9% de citações. O Metrô também venceu pelo quarto ano na categoria ‘Melhor Transporte Público’.

publicidade

Ilídio Machado, diretor de Serviços ao Cidadão da Prodesp, gestora do Poupatempo, disse que o resultado da pesquisa reflete o comprometimento de toda a equipe de 13 mil funcionários e também os investimentos em novas tecnologias para agilizar o atendimento ao cidadão.

Ele cita os totens de autoatendimento que o Poupatempo está oferecendo para shoppings e supermercados para levar serviços até os cidadãos. E também o atendente virtual Poupinha, o aplicativo SP Serviços para celulares e um número cada vez maior de serviços disponíveis no portal www.poupatempo.sp.gov.br e nos totens, que funcionam como caixas automáticos dos bancos, oferecendo alternativas ágeis e seguras para facilitar a vida de todos os que precisam do Poupatempo.

publicidade

Curiosidades sobre o Poupatempo

A reportagem apresenta algumas curiosidades sobre o Poupatempo, que completou 20 anos em 20 de outubro do ano passado:

– Desde a sua fundação, em 1997, o Poupatempo prestou mais de 580 milhões de serviços; o número é mais do que o dobro da população total do Brasil e 12 vezes a do estado de São Paulo.

– 8.115 mulheres trabalham nas 72 unidades, representando 62% do quadro de 13.193 funcionários do serviço.

– O aplicativo SP Serviços, para fazer agendamentos e obter informações pelo celular, foi baixado mais de 1,83 milhão de vezes desde seu lançamento, em 2015.

– A bicampeã do Miss Trans Parada LGBTT de Jundiaí, Jessyca Dias, é orientadora do Poupatempo. Ela foi contratada após procurar o serviço para tirar seu RG com nome e gênero femininos, quando teve esse direito reconhecido na Justiça.

– Nos últimos dois anos, 352 pessoas com mais de cem anos renovaram seus RGs nas unidades; quatro delas nasceram em 1904. Em 2015, Maria Benedita Pereira da Silva, nascida em 9 de agosto de 1900, renovou seu RG para provar ao INSS que estava viva.

Comentários