Poupatempo lança guia de serviços no celular

0
Local serve para requerer Carteira de Trabalho, RG, serviços do Detran, entre outros / Foto: Milton Michida

Poupatempo---Milton-Michida
O Poupatempo acaba de lançar um aplicativo para celular que facilita o atendimento de quem precisa tirar ou renovar documentos. O Guia de Serviços do Poupatempo, antes disponível apenas na internet, agora pode ser consultado por dispositivos móveis. Além do Guia, o Poupatempo tem também um aplicativo exclusivo para agendar dia e hora para ser atendido em qualquer um dos 67 postos Poupatempo no Estado de São Paulo.
Quem agenda o atendimento já recebe o link para saber os documentos necessários, e quem pesquisa o Guia de Serviços também já é direcionado para o agendamento ao final da consulta. Os aplicativos fazem parte da estratégia da Sub-secretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão do governo de São Paulo de ampliar a prestação de serviços do Poupatempo por meios eletrônicos, utilizando todas as possibilidades que a tecnologia permite para facilitar a vida dos cidadãos.
Com poucos cliques, qualquer pessoa pode consultar taxas, prazos e documentos necessários para realizar os serviços no Poupatempo e já escolher a data e hora para ser atendido sem espera.

publicidade

O SP Serviços reúne até agora 27 aplicativos, inclusive o teste simulado do Detran e um jogo que mostra como combater o mosquito da dengue. Um dos programas permite consultar pelo celular o Atestado de Antecedentes Criminais. Também é possível a pesquisa de pontos na CNH e multas de veículos (Detran.SP), obter informações em tempo real sobre linhas de trens urbanos e metrô (CPTM / Metrô) e de programas habitacionais do Casa Paulista (Secretaria da Habitação).

Pelo SP Serviços também é possível consultar débitos inscritos na Dívida Ativa do Estado (PGE), notas e frequência de alunos (Secretaria da Educação) e autenticidade de guias de transporte animal e vegetal (Secretaria da Agricultura e Abastecimento), além obter informações e acompanhamento de pedidos ao SIC – Serviço de Informações ao Cidadão (Arquivo Público do Estado). No aplicativo da CDHU, é possível pedir a segunda via de boletos de financiamento imobiliário do programa habitacional paulista.

publicidade

Os aplicativos reunidos no SP Serviços estão disponíveis nas lojas App Store e Google Play. Sempre que um novo aplicativo do Governo é criado, o SP Serviços exibe seu ícone com a identificação “novo”. Se o cidadão tiver interesse, é só clicar para fazer o download.

O SP Serviços também permite que o cidadão receba notificações dos órgãos do Governo, com mensagens relevantes de interesse público geral ou, até mesmo, mensagens personalizadas, para usuários autenticados, por exemplo, um alerta sobre o vencimento da CNH e do prazo para licenciamento de veículos, já disponíveis.

publicidade

Como baixar
Com o celular ou tablet em mãos, entre na loja de aplicativos do seu dispositivo (Google Play ou App Store) e busque o ‘SP Serviços’. Baixe o programa e confira os serviços disponíveis.

Comentários