Poupatempo vai ajudar em reconhecimento de paternidade

Em testes// Novo serviço é realizado em parceria com o Ministério Público

0
Foto: Du Amorim/A2 Fotografia

O Poupatempo está testando um novo serviço, em parceria com o Ministério Público, para ajudar a esclarecer casos de investigação de paternidade no estado.

publicidade

A primeira unidade a contar com o novo atendimento é a de São Bernardo do Campo, em caráter de experiência. O serviço será expandido para os 72 postos do Poupatempo, entre eles em Osasco, Cotia e Carapicuíba, no primeiro semestre de 2017.

A ausência do reconhecimento da paternidade é motivo de constrangimento e pode acarretar problemas emocionais e psicológicos. Por meio da campanha “Encontre seu pai aqui”, o Poupatempo busca conscientizar as pessoas sobre a importância de possuir o nome do pai na documentação.

publicidade

De acordo com dados oficiais, mais de 750 mil pessoas com até 30 anos em São Paulo não contam com a identificação do pai no RG.

Como funciona?
Nos postos, qualquer pessoa maior de idade poderá preencher um formulário com o Termo de Indicação de Paternidade, que será encaminhado ao Ministério Público Estadual para as providências necessárias.

publicidade

O promotor de Justiça competente providenciará a averbação e a extração de uma nova Certidão de Nascimento, que será entregue ao interessado num prazo estimado de 30 dias.

Caso o pai não seja encontrado, não faça o reconhecimento ou haja dúvidas sobre a paternidade, o promotor poderá encaminhar o interessado a um serviço de assistência judiciária (Defensoria, faculdades de Direito, serviços municipais).

Comentários