Início Política Prefeitos da região participaram de reunião que elegeu Doria presidente de Conselho

Prefeitos da região participaram de reunião que elegeu Doria presidente de Conselho

1

Nesta segunda-feira, 5, foi realizada em São Paulo a 12ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo. O evento, que contou com a presença dos 39 prefeitos da Região Metropolitana, além de técnicos, secretários municipais e representantes do Governo do Estado, como o chefe da Casa Civil, Samuel Moreira, aconteceu no Centro de São Paulo.

publicidade

Na reunião, o prefeito da Capital, João Doria (PSDB), foi eleito presidente da entidade para o próximo mandato de um ano.

“Hoje, os problemas são regionais e não podem ser tratados isoladamente. Temos problemas sérios, comuns a todas as cidades, como Habitação, Transporte, Segurança e Saúde Pública, que é o maior problema do país. Este Conselho deve colocar essas prioridades como pauta permanente. Nós vamos trabalhar nesse sentido”, afirmou Doria.

publicidade

O prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, membro do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo), foi reeleito vice-presidente do Conselho.

A reunião foi organizada pela Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A). Além da eleição do novo presidente, os 39 prefeitos da Região trataram também de outros dois ítens da pauta: criação das Câmaras Temáticas de Transportes Públicos Metropolitanos e de Transportes Metropolitanos de Carga.

Conforme estudo da ONU (Organização das Nações Unidas), hoje, a Região Metropolitana de São Paulo é a terceira maior do mundo, atrás somente para as Regiões Metropolitanas de Tóquio (Japão); e Deli (Índia). Formada por 39 municípios a RMSP possui atualmente cerca de 22 milhões de habitantes.

publicidade

O prefeito de Osasco, Rogério Lins (PTN), destacou a importância do Conselho de Desenvolvimento da RMSP: “Ele é importante justamente porque os problemas são comuns a todas as cidades da Região Metropolitana. Hoje, tratamos aqui de temas importantes como Saúde, Segurança e Transporte no sentido de buscar a criação de políticas públicas e soluções regionais para esses problemas comuns a todos os municípios”, disse Lins.