Prefeitura, CPTM e DER discutem implantação de viaduto na estação Cimenrita, em Itapevi

0
Viaduto vai beneficiar quem atravessa a linha, mas população quer reativação da estação / Foto: Eduardo Metroviche

Viaduto vai beneficiar quem atravessa a linha, mas população quer reativação da estação / Foto: Eduardo Metroviche
Viaduto vai beneficiar quem atravessa a linha, mas população quer reativação da estação / Foto: Eduardo Metroviche

publicidade

William Galvão

Na última semana, uma audiência entre o prefeito de Itapevi, Jaci Tadeu (PV), o superintendente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Clodoaldo Pelissioni, e técnicos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), decidiram pela construção de um viaduto e passarelas sobre os trilhos do trem no bairro Vila Santa Rita.

publicidade

No ano passado, a antiga estação de trem Cimenrita foi desativada durante a modernização das estações da Linha 8 – Diamante. A medida acabou prejudicando os moradores dos bairros Jardim Sorocabano, Itacolomi, Santa Rita, Vila Góia, Vila Esperança e CDHU, que passaram a ter que pegar um ônibus para chegar ao trem.

“Viaduto não supre necessidade de Estação”

De acordo com o deputado estadual João Caramez (PSDB), um dos articuladores do caso, somente a construção do viaduto não resolve o problema decorrente da desativação da estação. “O viaduto irá suprimir a passagem de nível existente em frente ao antigo frigorífico, beneficiando todos aqueles que hoje atravessam em nível a linha do trem, correndo sério risco de acidente. Lógico que o viaduto não supre a estação. Para atender a comunidade que reside naquela região, estamos em tratativa com o prefeito e a CPTM para que a estação seja reativada”, afirmou.

publicidade

Segundo o prefeito Jaci Tadeu, existem projetos de desenvolvimento para aquela região, o que poderá aumentar a necessidade de reativar a estação no trecho. “Temos projetos para a região que abrangem a Vila Santa Rita até Amador Bueno, como a implantação, por exemplo, de um pólo educacional, unindo Escola Técnica, Universidade Aberta e Senai”, disse.
A construção do viaduto está prevista para ser entregue em 2015, de acordo com o DER, órgão responsável pela obra.

Há um ano
Em maio de 2012 o Visão Oeste publicou reportagem sobre a desativação da estação. Na ocasião, a CPTM disse que “não há uma demanda de usuários que justifique a implantação de uma estação de alta capacidade para reativação da estação Cimenrita”. No entanto, deixou a situação em aberto: “a reativação de estações no trecho entre Santa Rita e Amador Bueno (Linha 8-Diamante) encontra-se em fase de estudos e entendimentos com a Prefeitura de Itapevi”, informou a companhia.

Comentários