Início Cidades Prefeitura de Osasco instala iluminação de LED em Quitaúna e Altino

Prefeitura de Osasco instala iluminação de LED em Quitaúna e Altino

1
Foto: Ítalo Cardoso

O programa de modernização da iluminação pública continua em Osasco. Na última semana, foram substituídas as lâmpadas antigas da avenida Washington Luiz, rua Valter de Paula Soares, avenida Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, General Newton Estilac Leal e General Florêncio, em Quitaúna; rua Ana Zozi Toni, em Presidente Altino; avenida Bussocaba (trecho entre a Dimitri e a Vicente Mellilo), e avenida Aurora Soares Barbosa, em Presidente Altino.

publicidade

Os locais receberam luminárias LED, que iluminam mais, são mais econômicos e têm durabilidade três vezes maior que as atuais lâmpadas de vapor de sódio. Após a modernização, as novas luminárias LED trarão economia anual na conta de energia elétrica da iluminação pública da prefeitura, além de atender as normas de iluminação brasileira, a ABNT 5101.

As atuais lâmpadas de vapor de sódio apresentam tonalidade laranja, gastam mais energia elétrica e iluminam menos por diversos fatores.

publicidade

Um deles é que, em um curto espaço de tempo, elas perdem quase 60% do seu fluxo luminoso original. Além de serem mais econômicas, as luminárias LED emitirão luz na cor “branco neutro”, semelhante à da Lua. Como seu feixe é direcionado para o chão, ela apresenta menor poluição luminosa, tem menor índice de ofuscamento e duram três vezes mais que as convencionais.

Outro ponto que vale destacar é a taxa de falha bem menor apresentada pelas luminárias LED. Enquanto as luminárias em Vapor de Sódio atuais apresentam taxa de falha em torno de 6%, a taxa de falha das luminárias LED será de até 1%.

publicidade

O prefeito Rogério Lins, afirma que, até 2020, a iluminação de LED deve chegar a 80% da cidade. Osasco tem cerca de 36 mil pontos de iluminação pública. “Com a troca dessas luminárias, além de garantirmos mais segurança aos motoristas e pedestres, também economizamos recursos públicos”, avalia o prefeito.

Comentários