Prefeitura de Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

0

Como parte da programação da Semana da Luta Antimanicomial, a prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu o Fórum de Saúde Mental, realizado na quarta-feira, 22, no Centro de Formação dos Professores.

publicidade

As atividades foram divididas em três mesas, com os seguintes temas: Processos de Desinstitucionalização e Construção de Autonomia para trocas de experiências; Estratégias para Construção de Laços Sociais e de Pertencimento; Atenção à População em Situação de Vulnerabilidade.

No evento, os participantes debateram os avanços na rede de saúde para os tratamentos e cuidados com os pacientes com problemas de saúde mental, destacando a reformulação nos sistema, antes realizada somente em hospitais psiquiátricos. Hoje, com a reforma psiquiátrica nacional, esses pacientes passaram a ser atendidos nos Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), Consultório na Rua, leitos de Hospital Geral, Unidades de Acolhimento e de Atenção Básica e no local onde o paciente vive.

publicidade

O secretário de Saúde, José Amando Mota, participou da primeira mesa e contou suas experiências. Mota lembrou que a proliferação dos manicômios esteve ligada à questões sociais, assim como a necessidade de trabalhar, que impossibilitava os familiares de cuidar dos pacientes com distúrbios mentais, ficando isolados da família.

O evento foi aberto pela terapeuta ocupacional Rita de Cássia Ferreira Lourenço e contou com a participação de diversos profissionais da saúde.

publicidade

Comentários