Início Cidades Prefeitura realiza megaobra contra enchentes entre o Rochdale e o Jardim Aliança

Prefeitura realiza megaobra contra enchentes entre o Rochdale e o Jardim Aliança

0

A Prefeitura de Osasco dá continuidade à megaobra contra enchentes na região do Braço Morto do Rio Tietê, entre os bairros do Rochdale e Jardim Aliança, na zona Norte, iniciadas no final do mês passado.

publicidade

Para a ação, a Prefeitura mobilizou as secretarias de Obras, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social. As ações consistem na retirada de barracos construídos sobre o rio, remoção das famílias e cadastramento em programas habitacionais, limpeza, rebaixamento da calha e alargamento do leito do Braço Morto.

“Iniciamos aqui essas obras que não são apenas paliativas e nem somente de manutenção. São ações que vão à raiz do problema, desobstruindo tubulações que há décadas estavam entupidas, acabando com os problemas das enchentes nessa região. Agora, as máquinas da Prefeitura já estão trabalhando e executando serviços de limpeza, rebaixamento da calha em dois metros e também vão alargar o leito, dando maior fluidez às águas do Braço Morto do Tietê”, disse o prefeito Rogério Lins, que visitou o local.

publicidade

Até o momento já foram removidas 150 famílias e outras 80 serão removidas nos próximos dias. Em sua maioria, essas famílias são encaminhadas para o programa Bolsa Aluguel até que fiquem prontas as unidades habitacionais, conforme o cadastro delas na Prefeitura. Nesses primeiros dias de obras, já foram retiradas mais 80 toneladas de lama e entulho do Braço Morto.

Após a remoção dos moradores, funcionários da Prefeitura iniciam a retirada dos barracos construídos com palafitas sobre o leito do Braço Morto. De acordo com secretário da Habitação, Angelo Melli, ao longo dos anos, uma série de entulhos foi se acumulando nessas palafitas, criando barragens e impedindo o escoamento natural. Somadas ao assoreamento do rio, essas barragens não permitiam a passagem da água, aumentando ainda mais os riscos de enchentes na região.

As moradias sobre o rio não permitiam também o acesso de máquinas pesadas da Prefeitura para obras de limpeza e desassoreamento e, a cada ano, aumentava a sujeira e o assoreamento no leito do Braço Morto. Agora, com o rio livre dos barracos, a Prefeitura iniciou as obras que serão um grande passo para acabar com as enchentes nesses dois bairros da zona Norte.

publicidade