Início Cidades Procon cobra esclarecimentos da Volkswagen por recall inédito

Procon cobra esclarecimentos da Volkswagen por recall inédito

0

O Procon cobrou esclarecimentos da Volkswagen sobre o recall inédito no país anunciado esta semana. A montadora vai recomprar e destruir 194 carros, de 14 modelos, fabricados entre 2008 e 2018, vendidos por engano, sem os devidos certificados de segurança.

publicidade

A montadora vai pagar o preço da tabela Fipe aos proprietários. Quem não quiser entregar o veículo terá de assinar um termo de responsabilidade, já que os carros são considerados inseguros.

Estão envolvidos no recall os modelos importados Touareg, CC, Passat, Passat Variant, Tiguan e os nacionais Golf, up!, Fox, Cross Fox, Saveiro, Polo, Polo Sedan, Gol, Parati e Voyage.

publicidade

Trata-se de um tipo de recall inédito no país. Os veículos em questão são pré-série, usados em testes para ajustar a linha de montagem e de desempenho, e foram vendidos por engano. Normalmente os carros pré-série são destruídos antes mesmo do lançamento do modelo, já que eles não possuem as certificações obrigatórias.

“Pela falta de documentação técnica interna de montagem do veículo não é possível assegurar que as 194 unidades em questão atendam aos padrões e regulamentos exigidos”, afirma a Volkswagen.

Os números dos chassis dos veículos envolvidos no recall estão no site da empresa.

publicidade