Programa de combate à tuberculose de Itapevi ganha prêmio estadual

0

Durante o Fórum Estadual da Tuberculose, ocorrido no dia 24 de setembro, Itapevi recebeu prêmio estadual em referência à Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose”. A gestão municipal de Saúde de Itapevi foi considerada a melhor do Estado no tratamento da doença, entre os municípios com incidência de mais de 100 casos por ano.

publicidade

Em 2014, foram detectados 112 casos de tuberculose na cidade e, a partir do tratamento oferecido nas unidades de saúde, 90% dos pacientes foram curados. “A Secretaria de Estado designa a premiação aos municípios que conseguem atingir a margem superior a 85% de pessoas curadas, durante os 6 meses de tratamento”, explicou a secretária da Saúde, Maria Dalva Amim.

O tratamento é gratuito, mantido pelo Programa de Controle da Tuberculose nas unidades. Essa estratégia visa acelerar a cura dos casos e reduzir as taxas de desistência do tratamento. A família também passa por um acompanhamento preventivo para que não desenvolva a tuberculose.

publicidade

O mais importante é que o paciente não pode abandonar o tratamento antes de completar os seis meses. Caso a doença não seja totalmente eliminada, os bacilos podem ficar mais resistentes, dificultando o tratamento”, explicou a coordenadora do programa.

publicidade

Comentários