Programa pedagógico une tecnologia ao estudo sobre a doença de Alzheimer

0
Alunos baruerienses mostram sua invenção / Foto: divulgação

Na Emef Egídio Costa, do Jardim Califórnia, o programa pedagógico “Resgatando o Conhecimento por meio da Tecnologia” foi elaborado apenas para que os estudantes pudessem participar da Olimpíada Brasileira de Robótica.

publicidade
Alunos baruerienses mostram sua invenção / Foto: divulgação
Alunos baruerienses mostram sua invenção / Foto: divulgação

Desenvolvido pelo professor de informática Edvaldo Aparecido de Almeida, o trabalho, porém, acabou despertando nos alunos de 6º a 9º anos a seguinte curiosidade: “mas, o conhecimento se perde?”. A partir daí, além da tecnologia, o professor passou a trabalhar também a doença de Alzheimer como forma de dar uma resposta aos estudantes.

Tudo começou com a preparação à Olimpíada, os alunos resolveram fazer um robô que procurasse o “conhecimento perdido”, representando pessoas que têm a doença de Alzheimer. O robô percorre uma pista e atravessa obstáculos – lapsos de memória, idas e vindas de lembranças, confusões de tempo e de espaço, até chegar ao conhecimento perdido, que seria a “cura” da doença.

publicidade

Pesquisas

Para que os estudantes se aprofundassem mais sobre o assunto, eles visitaram o asilo de Barueri para conversar com os idosos e funcionários e pesquisaram sobre os quadros da doença.

publicidade

“Ao final das atividades e pesquisas de campo, foram realizadas apresentações nas unidades escolares Professor Taro Mizutori e Elizabeth Parminondi Romero, compartilhando, assim, o conhecimento adquirido quanto aos cuidados da doença de Alzheimer. Demonstramos as melhorias que os avanços tecnológicos trazem à qualidade de vida dessas pessoas”, explicou o professor Edvaldo.

Outra importante etapa da pesquisa sobre a doença, aconteceu no dia 17 de outubro. Com apoio do Conselho Municipal da Juventude, os estudantes assistiram a uma palestra da neurologista Teresa Cristina Lopes Romio Rosa, da Secretaria de Saúde de Barueri. O evento foi realizado no auditório da Prefeitura de Barueri, e contou com o apoio da Secretaria de Governo.

Teresa falou sobre o Alzheimer e os fatores que levam a ter a doença, e quais os sintomas desse mal que atingem pessoas de idade. Os alunos puderam tirar dúvidas e fazer perguntas para a médica. Finalizando, os estudantes demonstraram o funcionamento do robô.

Comentários