Início Cidades Prorrogado o prazo para pré-matrículas no Pronatec em Itapevi

Prorrogado o prazo para pré-matrículas no Pronatec em Itapevi

0
Pronatec
Foto: Pedro Godoy

A Prefeitura de Itapevi está disponibilizando 2,4 mil vagas do Pronatec Voluntário (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) na modalidade EAD (Ensino a Distância). O prazo para a realização de pré-matrículas foi prorrogado até o dia 18 de agosto. As vagas são exclusivas para moradores de Itapevi e o programa é desenvolvido em parceria com Ministério da Educação.

publicidade

Segundo levantamento realizado na quarta-feira (9) pela Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Emprego, responsável pelo gerenciamento das pré-matrículas, há ainda havia cerca de 1,9 mil vagas disponíveis. Apenas 500 pessoas se inscreveram desde o início das pré-inscrições, em 2 de agosto.

“Desejamos que mais pessoas nos procurem para formalizarmos as inscrições”, disse o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Emprego, Mauro Martins Júnior. “Após este último período de prazo prorrogado, o Ministério encerra nossas possibilidades de vagas. Então, é importante que quem esteja interessado corra atrás da sua oportunidade”, alertou.

publicidade

O programa oferece 22 opções de carreiras profissionais para os moradores de Itapevi. A carga horária média dos cursos é de 160 horas e todos são a distância. É possível fazer apenas um curso por matrícula. Haverá certificados emitidos pela própria instituição que oferta o curso.

Como se matricular

publicidade

As pré-matrículas devem ser efetuadas presencialmente na Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Emprego (Avenida Presidente Vargas, 376 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Esta quarta-feira (9) foi o último dia de atendimento no Senai da Cohab.

Interessados com a partir de 15 anos podem se inscrever, sem exigência de escolaridade. Os documentos necessários para a pré-matrícula são: CPF, endereço (CEP), telefone de contato e e-mail.

Concluída a pré-matrícula, o aluno receberá uma carta de encaminhamento com código de inscrição, período de início e término do curso, endereço eletrônico para acesso a plataforma EAD e prazo máximo para acesso à plataforma.

Para efetivar a matrícula definitiva, o candidato deverá acessar a plataforma EAD da instituição ofertante e fornecer o número do CPF e o código de inscrição, dado disponível na carta de encaminhamento. O candidato poderá usar o laboratório do Senai para confirmar a matrícula.

Para mais informações sobre as inscrições e pré-matrículas, o interessado pode entrar em contato pelo telefone 4143-8888 ou encaminhar e-mail para turismo@itapevi.sp.gov.br ou qualificacao@itapevi.sp.gov.br.

O Pronatec Voluntário EAD é uma linha de ação nacional e, sendo assim, todos os municípios brasileiros estão contemplados. “Porém, Itapevi está entre os municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro e desta forma recebe prioridade em vagas por cursos”, explica Martins Júnior.

Confira abaixo a relação de cursos e vagas:

Nome do Curso Número de Vagas
Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção 100
Promotor de Vendas 200
Inspetor de Qualidade 100
Assistente de Recursos Humanos 100
Assistente Administrativo 100
Recepcionista 100
Vendedor 200
Assistente de Faturamento 80
Produtor de Cerveja 100
Editor de Projeto Visual Gráfico 100
Editor de Vídeo 80
Fotógrafo 80
Ilustrador 80
Locutor- Apresentador- Animador 40
Espanhol Básico 200
Inglês Básico 100
Inglês Básico 100
Introdução à Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras) 100
Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Básico 100
Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Básico 100
Agente de Limpeza Urbana 200
Agente de Microcrédito 40

Comentários