Reformulação de Alckmin pode fechar 25 escolas na região

3
Protesto de estudantes, pais de alunos e professores em Osasco contra plano anunciado pelo governo do estado que vai fechar escolas / Foto: reprodução

A reformulação que o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) pretende fazer no ensino paulista pode fechar ou reduzir os turnos de 25 escolas estaduais na região, 155 em todo o estado. É o que aponta levantamento prévio do Sindicato dos Professores (Apeoesp) com base em avisos recebidos nas unidades de ensino. A Secretaria de Estado da Educação não confirma.

publicidade
Protesto de estudantes, pais de alunos e professores em Osasco contra plano anunciado pelo governo do estado que vai fechar escolas / Foto: reprodução
Protesto de estudantes, pais de alunos e professores em Osasco contra plano anunciado pelo governo do estado que vai fechar escolas / Foto: reprodução

A possibilidade de fechamentos de escolas e transferências de alunos gerou nos últimos dias uma série de protestos por todo o estado. A Apeoesp prepara uma manifestação para o dia 20 na Praça da República, em São Paulo.

Os críticos à reestruturação reclamam da falta de debates com a sociedade sobre o tema e afirmam que as alterações podem gerar a superlotação de classes e demissões de professores. Em Osasco, onde sete escolas estaduais podem ser fechadas, o prefeito Jorge Lapas publicou nota criticando a possibilidade. “Calculo que perderemos cerca de 10 mil vagas, distribuídas nos três turnos escolares das sete escolas estaduais”.

publicidade

“O governador de São Paulo, com o pretexto de cortar gastos, apresenta um plano que prejudicará professores e alunos. Professores, que terão seus empregos colocados em risco. E alunos, que terão suas vidas viradas do avesso, precisando seguramente se deslocar mais de um quilômetro e meio de suas casas para as unidades escolares em que forem transferidos”, afirmou Lapas.

Na Câmara de Osasco os vereadores aprovaram na sessão desta quinta-feira, 8, moção de apelo contra a reestruturação pretendida pelo estado. Apenas os três vereadores do PSDB votaram contra.

publicidade

Plano visa organizar ensino por faixa etária, diz estado

A Secretaria de Estado da Educação divulgou nota em que diz que “nem todas as unidades passarão pelo processo [de reformulação] e escolas com mais de um ciclo ainda funcionarão, devido às diferenças demográficas e as necessidades em algumas regiões”.

De acordo com a pasta, o plano tem como objetivo oferecer uma educação focada na faixa etária do aluno. Algumas unidades terão apenas turmas do ensino médio, outras só dos primeiros anos do fundamental (1º ao 5º ano) e outras apenas as séries finais do fundamental (6º ao 9º ano). “A redistribuição dos alunos respeitará o limite de 1,5 km”, diz o governo do estado.

Ainda segundo a Secretaria de Educação, está marcado para dia 14 de novembro, um encontro entre as escolas e os pais de alunos da rede estadual para explicar o novo processo.

Unidades ameaçadas de fechamento na região*

OSASCO
E.E. Deputado Guilherme de Oliveira
E.E. Leonardo Villas Boas
E.E. Graciliano Ramos
E.E. Antonio de Almeida Junior
E.E. José Edson Martins Gomes
E.E. Antonio Paiva de Sampaio
E.E. Antonio Carlos da Trindade

CARAPICUÍBA
EE. Odete Algodoal Lanzara
EE. Celestino Correa Pina
EE. Maria Andrelina Vieira Nastureles
EE. Oscar Graciano
E.E Adalberto Mecca Sampaio (perderá o turno noturno)
E.E Maria Alice Crisciúma Mesquita (perderá o turno noturno)
E.E Alberto Kenwhorty (perderá o turno noturno)
E.E José Benício dos Santos (perderá o turno noturno)

COTIA
E.E. Pequeno Cotolengo de Dom Orioni
E.E. Roberto Corte Real Jornalista

ITAPEVI
EE Marechal Cândido Rondon
EE Celina de Barros Bairão
EE Dimarães Antonio Sandei
EE José Neyde Cesar Lessa
EE Maria Soares dos Santos
EE Paulo de Abreu
EE Dr. Raul Briquet

TABOÃO DA SERRA
EE Alipio de Oliveira e Silva

*Fonte: Apeoesp

 

Comentários

3 COMENTÁRIOS

  1. A ARRECADAÇÃO DE ICMS NO ESTADO DE SP ESTA EM QUEDA, PREVENDO Q EM 2016 O GOVERNO FEDERAL REDUZIRÁ O REPASSE DE VERBA AOS ESTADOS.FICA DIFÍCIL MANTER AS ESCOLAS ESTADUAIS FUNCIONANDO. CADA ESCOLA HÁ CUSTOS COM SALÁRIO DE PROFESSORES TERCEIRIZADOS E AGENTES ESCOLARES EM TURNOS, ÁGUA, LUZ, MANUTENÇÃO FÍSICA.A PROPOSTA TEM COMO FINALIDADE CORTE DE CUSTOS (DEMISSÕES DE PROFESSORES E AGENTES). INFELIZMENTE, SOBRARÃO PROFESSORES E FALTARÃO VAGAS DE TRABALHO PARA ESSE SEGMENTO.

  2. Que interesse do PT? Acho que o interesse de todos deveria melhorar a qualidade de ensino e estrutura de ensino mas, pelo visto e melhor cortar gastos e mandar mais professores para o mercado e fechar escolas. E que nao sejam essas escolas que o Apeoesp esteja mencionando o fato e que o governo vai fechar escolas e diminuir funcionario e superpolular as salas de aula mas oque pudera se esperar de um governo que aumenta o próprio salario em momento de crise política e economica.
    #saipralamarqueteiro

  3. O que a Apeoesp está fazendo com pais e alunos é terrorismo. Ainda não há nenhuma decisão tomada dela Secretaria da Educação e pelo governo Geraldo Alckmin. A reorganização vai beneficiar a educação. Nenhum aluno ficará a mais de 1,5 Km de sua casa. Mas isso não interessa para a Apeoesp, eles não lutam pela educação e sim pelos interesses do PT.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorHomenagem à Guarda na Câmara de Osasco
Próximo artigoHoróscopo