Região recebe 10 profissionais pelo Mais Médicos

0

O estado de São Paulo receberá 93 profissionais para ocupar vagas em aberto do Programa Mais Médicos. Entre os médicos, 40 são brasileiros formados no exterior e 14 são cubanos que estão em Brasília (DF) participando do acolhimento e regularizando a documentação antes de se deslocarem no início do próximo mês para 31 municípios. Os 39 restantes serão selecionados por meio de edital em 32 cidades do estado.

publicidade

6-Mais-Medicos- Karina Zambrana ASCOM-MS (Medium)

A região deve receber 10 médicos, seis deles estão em treinamento. Cotia receberá três profissionais, Osasco terá dois e Pirapora do Bom Jesus, um. Posteriormente, quando forem selecionados pelo edital, mais quatro profissionais virão para a região, dois para Osasco e dois para Barueri. “A estratégia do Programa Mais Médicos trará resultados permanentes para o Brasil”, afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

publicidade

Em todo o Brasil, mais de 1.350 vagas já estão sendo repostas. Dessas, 550 são com médicos cubanos, 305 com brasileiros graduados fora do país e 502 com profissionais que serão selecionados no edital de reposição lançado em julho. A previsão é que mais de 650 profissionais de Cuba cheguem até o fim de agosto, totalizando mais de 2 mil reposições.

Prorrogação
Em reunião no dia 15 de julho, com a Opas e representantes do governo de Cuba, o Ministério da Saúde prorrogou a permanência dos profissionais cubanos, que encerrariam as atividades em julho, para até novembro deste ano, garantindo a continuidade do atendimento à população nas cidades durante o período eleitoral e dos Jogos Olímpicos.

publicidade

As vagas desocupadas por médicos brasileiros e de outras nacionalidades selecionadas por edital são repostas por meio de chamadas trimestrais. No caso dos médicos cubanos, a substituição é feita diretamente pela Opas com o governo de Cuba.

Comentários