Região terá água do sistema São Lourenço

0
Barueri terá água do sistema São Lourenço

Barueri terá água do sistema São Loure nço

publicidade

Na última semana,o secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, Aparecido Pires de Castro, se reuniu com a equipe de técnicos responsável pela execução das obras do Sistema Produtor São Lourenço, que irá trazer água de Ibiúna para a região metropolitana.

No encontro, que aconteceu na Secretaria de Meio Ambiente de Barueri e contou com a presença de representantes da Sabesp e do Sistema São Lourenço, os técnicos apresentaram o projeto, que é considerado a quarta obra de maior importância atualmente no Brasil. Serão 83 quilômetros de uma tubulação que chega a medir 1,5 metros, para trazer água da represa Cachoeira do França, em Ibiúna, beneficiando os moradores dos municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.

publicidade

As obras para abrigar os sete quilômetros de tubulação que irão passar por Barueri já tiveram início. A água do Sistema São Lourenço virá de Jandira pela Estrada Velha de Itapevi e passará pelo bairro da Aldeia de Barueri, onde o trabalho já começou.

Previsões
A previsão para que a água da represa Cachoeira de França chegue a Barueri é o ano de 2018. Mas antes disso, já em 2016, quando as obras em Barueri devem ser concluídas, a tubulação será integrada ao sistema já existente aumentando a capacidade de distribuição de água na cidade, que recebe água dos sistemas integrados Cantareira e Baixo Cotia.

publicidade

Os técnicos asseguraram que serão tomadas todas as providências para minimizar ao máximo os impactos na cidade e no cotidiano dos moradores e comerciantes das regiões onde serão executadas as obras. Agentes de comunicação do Sistema São Lourenço estarão permanentemente à disposição junto às obras para prestar todo apoio necessário.

As duas equipes planejam uma nova apresentação do projeto, desta vez em reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Comdema), em data a ser previamente divulgada para a população. Informações detalhadas do Sistema Produtor São Lourenço podem ser obtidas no site www.sabesp.com.br.

Comentários