Início Cidades Região terá água do sistema São Lourenço

Região terá água do sistema São Lourenço

0
Barueri terá água do sistema São Lourenço

Barueri terá água do sistema São Loure nço

publicidade

Na última semana,o secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, Aparecido Pires de Castro, se reuniu com a equipe de técnicos responsável pela execução das obras do Sistema Produtor São Lourenço, que irá trazer água de Ibiúna para a região metropolitana.

No encontro, que aconteceu na Secretaria de Meio Ambiente de Barueri e contou com a presença de representantes da Sabesp e do Sistema São Lourenço, os técnicos apresentaram o projeto, que é considerado a quarta obra de maior importância atualmente no Brasil. Serão 83 quilômetros de uma tubulação que chega a medir 1,5 metros, para trazer água da represa Cachoeira do França, em Ibiúna, beneficiando os moradores dos municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.

publicidade

As obras para abrigar os sete quilômetros de tubulação que irão passar por Barueri já tiveram início. A água do Sistema São Lourenço virá de Jandira pela Estrada Velha de Itapevi e passará pelo bairro da Aldeia de Barueri, onde o trabalho já começou.

Previsões
A previsão para que a água da represa Cachoeira de França chegue a Barueri é o ano de 2018. Mas antes disso, já em 2016, quando as obras em Barueri devem ser concluídas, a tubulação será integrada ao sistema já existente aumentando a capacidade de distribuição de água na cidade, que recebe água dos sistemas integrados Cantareira e Baixo Cotia.

Os técnicos asseguraram que serão tomadas todas as providências para minimizar ao máximo os impactos na cidade e no cotidiano dos moradores e comerciantes das regiões onde serão executadas as obras. Agentes de comunicação do Sistema São Lourenço estarão permanentemente à disposição junto às obras para prestar todo apoio necessário.

publicidade

As duas equipes planejam uma nova apresentação do projeto, desta vez em reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Comdema), em data a ser previamente divulgada para a população. Informações detalhadas do Sistema Produtor São Lourenço podem ser obtidas no site www.sabesp.com.br.